Governo Federal cria nova secretaria para tratar da COP 30 em Belém

Secretaria especial irá coordenar as obras e ações necessárias para a promoção do evento na capital paraense

O Liberal
fonte

O Governo Federal instituiu uma secretaria especial que irá integrar as ações para a COP 30, que terá articulação no âmbito federal com o município-sede, Belém, o estado do Pará, além da interlocução com a Organização das Nações Unidas (ONU), a organização intergovernamental que promove a conferência do clima. A criação do órgão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20). 

A estrutura da "Secretaria Extraordinária para a COP 30" deverá contar com 30 servidores, entre comissionados e servidores efetivos. Todos estes cargos já existem na estrutura do Ministério da Gestão e Inovação, informou o Planalto, e serão remanejados em caráter temporário até a finalização dos trabalhos da Secretaria, prevista para ocorrer em junho de 2026.

VEJA MAIS

image COP 30: especialistas se reúnem em Belém para discutir sustentabilidade na Amazônia
Ao menos 400 pessoas estiveram presentes neste primeiro dia do evento. A programação segue neste sábado (16) a partir das 9h.

image Primeira visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Brasil começa por Belém
Em segundo mandato, Macron inicia agenda de compromissos na capital paraense na próxima terça-feira (26), e segue para Itaguaí (RJ) e Brasília (DF), acompanhado de Luís Inácio Lula da Silva

image Jader Filho diz que Belém receberá fórum e reuniões do G20 em 2024
Ministro das Cidades, Jader Filho informa que diversas tratativas com líderes mundiais estão em curso e anunciou para final de março a divulgação de outras obras contempladas pelo PAC Seleções

"Antes mesmo da oficialização da cidade-sede, iniciamos o diálogo com o governador Helder e o prefeito Edmilson. O trabalho conjunto, organizado e com rápida tomada de decisão é definidor para o sucesso da realização deste megaevento ambiental", afirmou o ministro Rui Costa da Casa Civil. 

O titular da Casa Civil destacou os esforços para a realização da conferência no Brasil e afirmou que a meta é mostrar ao mundo que a preservação da Amazônia significa "cuidar da biodiversidade, cuidar das pessoas que vivem na região, dar dignidade a todas elas, e garantir o papel central que a floresta tem no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas".

A nova secretaria será responsável por coordenar as obras necessárias para a promoção do evento, a gestão de contratos, convênios e acordos, a articulação do poder público para ações de segurança, saúde, mobilidade urbana, acesso aéreo e a capacidade de carga turística.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!