Celso Sabino destaca ações da COP 30 e firma protocolo para setor de turismo, em Belém

Ministro do Turismo reforçou em Belém que os investimentos em saneamento e infraestrutura periférica são os mais importantes para o legado da COP 30

Gabriel da Mota e Maycon Marte
fonte

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou de uma intensa agenda em Belém nesta quinta-feira (2), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Helder Barbalho. Em seu discurso na cerimônia de entrega do Parque Linear da Nova Doca, Sabino buscou reforçar que, embora a requalificação urbana seja importante, o verdadeiro e maior impacto da COP 30 está nas intervenções sociais e de infraestrutura.

"Esse momento pode parecer o símbolo do funcionamento de um grande parque de convivência das famílias. Mas tem um símbolo maior: essa obra não é, nem de longe, uma das mais importantes feitas no Pará em razão da COP", disse Sabino, buscando focar nos investimentos em infraestrutura social.

O ministro detalhou que o governo federal está investindo em infraestrutura e saneamento básico nas áreas periféricas de Belém e na região metropolitana, citando essas intervenções como as de maior relevância para a população.

Sabino também destacou que os benefícios da COP 30 se estendem para além da Região Metropolitana de Belém. "A COP não vai trazer benefícios só para a Região Metropolitana. A prova disso é o que fizemos no Marajó, mais cedo", afirmou, mencionando ações realizadas no arquipélago paraense.

Protocolo para acolhimento de visitantes

Ainda durante a passagem do presidente pela capital paraense, foi assinado o Protocolo de Intenções que viabiliza a instalação de Pontos de Informação Turística (PITs) para a COP 30. O acordo une esforços do Ministério do Turismo (MTur), da Secretaria Extraordinária para a COP30, do Governo do Pará (Setur) e da Prefeitura de Belém (Semcult), visando estruturar uma rede de serviços e acolhimento aos visitantes.

O plano prevê a instalação de diversos PITs em locais estratégicos de Belém, como o Aeroporto Internacional, a Estação das Docas, os arredores da Basílica de Nazaré, a Zona Verde e a Zona Azul da COP30. O objetivo é oferecer atendimento bilíngue, informações sobre roteiros culturais, gastronômicos e de ecoturismo, além de orientações sobre serviços essenciais.

Os materiais promocionais e a cenografia dos PITs seguirão critérios de sustentabilidade ambiental e social, alinhados aos compromissos climáticos da conferência.

Sabino se despede do cargo e promete apoio

Em um momento de transição, Sabino aproveitou a agenda para se despedir publicamente do cargo de ministro do Turismo, após o seu partido, o União Brasil, solicitar a indicação de outro nome para a pasta.

Ao lado do presidente Lula, Sabino fez um agradecimento: "Conte comigo onde quer que eu esteja para lhe apoiar, porque reconheço o seu trabalho e tudo que fez pelo Brasil." A saída ocorre no momento em que o Pará se prepara para o maior evento internacional de sua história, reforçando a importância do legado de infraestrutura e turismo deixado durante sua gestão.

VEJA MAIS

image Celso Sabino confirma saída do Ministério do Turismo
Único filiado do partido no alto escalão do governo Lula, ministro confirmou saída nesta sexta-feira (26)

[[(standard.Article) Lula em Belém: confira a agenda do presidente nesta sexta-feira (3)]]

image 'Belém vai voltar a ser a capital da Amazônia', afirma Igor Normando na entrega do Parque da Doca
Prefeito da capital paraense destacou as obras em andamento na cidade e celebrou a parceria com o governo federal, durante a inauguração do Parque Linear da Nova Doca

Acolhimento e Informação para a COP 30

  • Parceria: Ministério do Turismo (MTur), Casa Civil (COP30), Setur e Semcult.  
  • Pontos de Informação Turística (PITs): Serão instalados em áreas de grande fluxo de visitantes.  
  • Aeroporto Internacional  
  • Estação das Docas  
  • Arredores da Basílica de Nazaré  
  • Zona Verde e Zona Azul da COP30  
  • Serviços: Atendimento bilíngue e informações sobre roteiros culturais, gastronômicos e de ecoturismo
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!