CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém sedia Cúpula Global Citizen NOW: Amazônia nesta quinta-feira, 24

Na Estação das Docas, o evento internacional busca impulsionar ações climáticas urgentes, com foco em soluções locais e protagonismo indígena.

Gabi Gutierrez

A capital paraense sedia, nesta quinta-feira, 24, a Cúpula Global Citizen NOW: Amazônia. O evento de alto nível visa impulsionar ações urgentes para enfrentar desafios globais, com foco na proteção da Amazônia e na amplificação das vozes de comunidades locais e indígenas. O encontro ocorre na Estação das Docas (Teatro Maria Sylvia Nunes) a partir das 9h30, integrando a campanha anual da Global Citizen em defesa da floresta. Esta cúpula antecede o Global Citizen Festival: Amazônia, marcado para 1º de novembro.

A Global Citizen, organização internacional dedicada a erradicar a pobreza extrema, busca destacar soluções desenvolvidas localmente. O evento fará apelos por ações concretas para proteger a floresta tropical e apoiar as comunidades da linha de frente. O objetivo é influenciar os resultados da 30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que também será sediada em Belém em novembro.

Pâmella Ciocchi, gerente de campanhas do Global Citizen, explica que o evento em Belém é “de alto nível”. Segundo ela, a cúpula reúne ativistas, sociedade civil, governos e setor privado “para conversar, discutir, e realmente buscar ali soluções em comum”. Ciocchi afirma que um dos pilares é criar um movimento de ação climática real e urgente, conectado aos saberes das populações locais.

VEJA MAIS:

image Global Citizen 2025 vai ter Shakira? Entenda o novo anúncio sobre o Festival
Festival que reúne nomes da música em prol de causas sociais ocorre desde 2008 e terá uma edição especial em novembro, em Belém


image Global Citizen Festival: entenda as ações sustentáveis realizadas no evento em Belém
A organização compartilhou uma lista de ações de mitigação, ou seja, reduzir os efeitos das mudanças climáticas.


image Global Citzen em Belém: confira atrações, data, valores e outros detalhes
Festival revelou line-up nesta quarta-feira (30/04) e é um dos eventos culturais da COP30

“A ideia é dar protagonismo às experiências e soluções de povos indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas, que são realmente os defensores da floresta”, ressalta Ciocchi. Ela enfatiza a necessidade de “ouvir quem realmente está ali na linha de frente e realmente escutar e agir com base nisso”.

Prioridades da Cúpula

O programa de um dia da cúpula focará em três prioridades urgentes:

  • Investimento na Amazônia: Mobilizar novos recursos para proteger e restaurar a Amazônia, incluindo apoio aos direitos indígenas à terra e reconhecimento formal dos territórios tradicionais.

  • Transição Energética Justa: Garantir compromissos mais fortes para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e expandir a energia renovável, com ênfase em uma transição justa.

  • Financiamento Climático: Entregar o financiamento climático de países e setores de alta emissão para ajudar comunidades vulneráveis a desenvolver resiliência e se adaptar aos impactos climáticos.

A cúpula será apresentada pela jornalista Luiza Zveiter e pelo ativista indígena José Kaeté. O evento contará com a participação de líderes da Bacia Amazônica, incluindo a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva; o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho; a deputada federal e ativista indígena Célia Xakriabá; e lideranças indígenas e da sociedade civil como Helena Gualinga e Juma Xipaia.

Pâmella Ciocchi destaca o esforço da Global Citizen em se aproximar e construir confiança com os representantes das comunidades locais. “Desde o começo a gente buscou se aproximar e construir uma confiança, através de parcerias, em Belém, que conseguiram nos ajudar a nos conectar com diversos representantes e organizações que representam os diversos povos”, afirmou ela.

A gerente menciona parcerias com a COIAB e organizações como o COP das Baixadas ou a CUFA, buscando também a conexão com a Amazônia urbana. O objetivo é dar protagonismo a esses representantes, permitindo que tragam as reais necessidades de minorias e populações mais periféricas, sem que a Global Citizen fale por eles. “Não somos nós quem vamos falar, são eles. Quem de fato tem as vivências e os saberes que podem, inclusive, ajudar a encontrar as soluções”, pontuou Ciocchi. Ela enfatiza que o protagonismo “não é apenas colocar um representante, mas sim realmente ter conversas e diálogos contínuos; é a gente buscar diversas pessoas, é buscar unir essa diversidade de diferentes vozes”.

Todas as sessões do evento terão tradução simultânea em português, espanhol e inglês, e serão filmadas para distribuição global. Isso visa ampliar as vozes dos líderes amazônicos e conectar as prioridades locais a tomadores de decisão internacionais antes da COP30.

 

Como a população pode participar?

Além do evento de alto nível, a Global Citizen oferece diversas formas para a população geral se engajar ativamente na defesa da Amazônia e na conscientização sobre as mudanças climáticas. Pâmella Ciocchi explica que a Global Citizen é uma plataforma de mobilização, onde “a gente consegue mobilizar pessoas por meio de petições, por meio de várias ações, atividades online que as pessoas conseguem interagir”.

A plataforma do Global Citizen disponibiliza conteúdo educativo, como quizzes e editoriais, que “tentam traduzir um pouco essa temática difícil, que muitas vezes não é tão digerível para a população que não está acostumada com as nomenclaturas”. A plataforma é bastante interativa, segundo Pâmella. A interação permite dar visibilidade a diversas histórias que, de outra forma, não teriam um alcance global: “Você consegue interagir, mandar fotos, mandar vídeos, contando suas histórias e das suas regiões e comunidades”.

A expectativa da Global Citizen para a COP30, segundo Pâmella Ciocchi, é que o evento em Belém sirva como um ponto de partida. “O que eu acho que a gente tem agora para dizer rumo a COP 30 é o que a gente pretende levar do evento rumo a COP 30. Então é um passo de cada vez”, disse ela. Ciocchi espera que o evento resulte em “roteiros claros de ações de continuidade”, buscando “caminhos definidos e mobilizações de recursos com foco nas comunidades locais”.

Informações do Evento

O Global Citizen NOW: Amazônia acontece nesta quinta-feira, 24 de julho de 2025, a partir das 9h30, na Estação das Docas (Teatro Maria Sylvia Nunes), em Belém. Para ter acesso à programação completa, acesse o site oficial da iniciativa: Programação Global Citizen NOW: Amazônia.

 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!