MENU

BUSCA

Belém celebra a culinária amazônica com fórum e final de concurso gastronômico

Evento promovido pelo Sebrae e Abrachefs reforça o protagonismo da capital paraense na cena gastronômica rumo à COP 30

Bianca Virgolino | Especial para O Liberal

Belém reafirmou neste último sábado (10) sua vocação como polo gastronômico da Amazônia com a realização do fórum e concurso culinário “Sabores de Belém na COP 30”. Organizado pelo Sebrae-PA, em parceria com a Associação Brasileira de Chefs de Cozinha – Abrachefs Pará, o evento reuniu mais de 300 pessoas no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Com foco na valorização da cultura alimentar local e no fortalecimento de pequenos negócios da gastronomia, a programação reuniu chefs renomados, empreendedores, estudantes e entusiastas da culinária amazônica. O evento também se alinha às discussões em torno da COP 30, que será sediada em Belém em 2025, ressaltando o potencial da gastronomia como vetor de sustentabilidade, inovação e desenvolvimento regional.

imageEmpreendedorismo, produção sustentável e cadeia produtiva alimentar foram temas discutidos no evento. (Carlos Borges/ SEBRAE-PA)

Segundo o Sebrae, o fórum proporcionou uma rica troca de experiências sobre temas como empreendedorismo, produção sustentável e os desafios da cadeia produtiva alimentar na região. A final do concurso “Sabores de Belém na COP 30” coroou iniciativas que se destacaram pela criatividade, uso de ingredientes regionais e impacto positivo na cadeia produtiva local.

VEJA MAIS

COP 30 potencializa chances de inserção no mercado de trabalho em Belém
Conferência Mundial do Clima cria oportunidade para profissionais de formações diversas

Capacita COP 30: Governo do Pará realiza quarta certificação do programa e alcança 22 mil pessoas
O programa oferece cursos gratuitos com o objetivo de preparar jovens e adultos para oportunidades de emprego geradas pela realização da COP30

Carta de Belém propõe modelo jurídico-climático inédito rumo à COP 30
Durante o 3º Congresso Internacional Interinstitucional de Sustentabilidade, Ambiente e Direitos Fundamentais (Conisaf) foram apresentadas, em caráter técnico-institucional, propostas inéditas de Governança Climática

A ação faz parte do programa “Sebrae na Mesa”, que visa incentivar o uso de produtos amazônicos e promover o fortalecimento dos empreendimentos da região. Durante o evento, especialistas e chefs como Saulo Jennings, Júnior Ayoub e Andressa Fonseca compartilharam suas trajetórias e discutiram caminhos para consolidar a gastronomia paraense no cenário nacional e internacional.

Para o Sebrae, o momento é estratégico: “Com a proximidade da COP 30, é essencial que os pequenos negócios estejam preparados para aproveitar as oportunidades que surgirão. E a gastronomia tem um papel central nesse processo”, destacou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

 

 

COP 30