Após aval da Câmara, Senado discute transferência da capital do Brasil para Belém durante a COP 30

Mudança foi aprovada na semana passada, pelos deputados federais

O Liberal / Com informações da Agência Senado
fonte

A cidade de Belém (PA) poderá assumir, de forma simbólica, a condição de capital do Brasil durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Já aprovada pela Câmara dos Deputados, a mudança temporária prevista no Projeto de Lei 358/2025 será agora analisado pelo Senado. Pela proposta, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ficam autorizados a se instalar na capital paraense durante o evento. Com isso, os atos oficiais do presidente da República e de ministros de Estado assinados nesse intervalo terão como local a cidade de Belém.

Veja mais

image COP 30: Câmara aprova projeto que transfere capital federal para Belém
Com a mudança, que ainda passará pela análise do Senado, todos e despachos do presidente da República e dos ministros serão datados no município de Belém

image Príncipe Albert II de Mônaco confirma presença na COP 30 em Belém
Evento será realizado em novembro deste ano, na capital paraense

image Deputado do Amazonas contrário à Zona Franca da Bioeconomia de Belém pede relatoria do projeto
Proposta para criar uma zona franca na capital paraense avançou na Câmara, após aprovação pela Comissão de Desenvolvimento Econômico

“Vejo nesta proposta um gesto de elevado simbolismo e de forte significado político. Mais que mudança provisória de endereço, trata-se de reafirmar a centralidade da Amazônia nas decisões nacionais e de projetar o Brasil, especialmente o Pará, no mapa global das discussões climáticas”, declarou, em entrevista à Agência Senado, o senador pelo Pará Beto Faro (PT), que demonstrou estar confiante na aprovação do projeto. 

Outro representante da bancada paraense, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) lembrou que o mesmo ocorreu durante a ECO 92, no Rio de Janeiro. Para ele, a mudança temporária da capital federal para Belém poderá ajudar o governo federal a enxergar os diversos problemas e necessidades da capital paraense, sem áreas como segurança, saúde e saneamento básico. 

Durante a votação da Câmara, a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), autora da proposta, ressaltou que a transferência simbólica não é apenas um gesto político. Para ela, o ato representa um compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável. “Transferir a capital para Belém é uma forma de colocar a região amazônica no centro das decisões políticas globais”, afirmou. 

A COP 30 será realizada em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025 e deve reunir representantes de quase 200 países para discutir medidas que ajudem a limitar o aquecimento da Terra. Após passar pelo Congresso, a transferência da capital federal para a cidade sede do evento ainda deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo, que deve estabelecer medidas administrativas, operacionais e logísticas necessárias à mudança.

 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!