Quando o Porto Futuro II será aberto ao público? Saiba a data de inauguração da obra
Quase todos os armazéns já estão com mobiliário instalado e o paisagismo em andamento
A segunda etapa do complexo Porto Futuro, em Belém, será inaugurada no dia 4 de outubro, às vésperas do Círio de Nazaré. A obra está com 95% dos serviços concluídos e será entregue de forma integral, com estrutura pronta para receber atrações culturais, museus, auditórios, praça gastronômica e áreas de lazer.
Segundo Rafael Castro, diretor de projetos da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), os trabalhos estão concentrados na fase de acabamento. “A obra tá super acelerada, já estamos na etapa de finalização”, disse.
Veja mais
“O Armazém 5, que é o gastronômico, foi o último a ser iniciado e agora está recebendo assentamento de piso, instalação de ferragens e acabamentos. Os demais armazéns já estão com mobiliário instalado e o paisagismo em andamento”, explicou.
O espaço deve funcionar de forma semelhante à Estação das Docas, mas com proposta própria. “Vamos ter galpão só com gastronomia, vamos ter teatros e museus também. A expectativa é abrir as portas com programação”, disse.
“Estamos em diálogo com instituições como a Caixa Cultural e o Museu das Amazônias, que já confirmaram exposições e programações para o espaço. A ideia é que o Porto Futuro receba atrações culturais e de lazer de forma contínua, com programações fixas e temporárias”, completou.
A operação do complexo será definida por meio de chamamentos públicos, já em andamento, tanto para a gestão do espaço quanto para seleção de lojas e restaurantes que funcionarão no local. Durante o Círio, o espaço estará totalmente aberto ao público.
Rafael Castro também destacou que a estrutura está sendo preparada com foco turístico, mas com a diversidade de espaços no prédio, não é descartado o uso nas negociações da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30, que acontece em novembro de 2025. “Vamos contar com salas multiuso, auditórios e um teatro, com condições de receber reuniões e eventos de delegações da ONU. A ideia é garantir que o espaço esteja à disposição para atividades ligadas à conferência”, afirmou.
Segundo Rafael, a inauguração oficial está sendo organizada pelo Governo do Estado, que promete uma programação cultural elaborada para marcar a entrega.
Palavras-chave