MENU

BUSCA

Procuradores se reúnem em Belém para planejar combate a crimes ambientais

Encontro acontece em meio as movimentações para a COP 30

O Liberal

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, desembarca em Belém no fim do mês, em um encontro com chefes do Ministério Público de 23 países. A reunião tem o objetivo de discutir estratégias para combater crimes ambientais e acontece em meio a preparação da capital paraense para recepcionar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), entre 10 e 21 de novembro deste ano. Entre os temas discutidos, estão: combate ao crime organizado, papel de comunidades e empresas, além do uso de tecnologias inovadores em investigações.

A expectativa é que, a partir do encontro, se criem estratégias de combate aos problemas abordados. Os diálogos protagonizados pelo fórum de Procuradores-Gerais para a COP 30 não é um feito novo, ele dá continuidade ao debate iniciado em conferências anteriores. O diálogo iniciou nos Emirados Árabes Unidos, que sediou a COP 28, no ano de 2023, passando pela COP 29, realizada no Azerbaijão, em Baku, no ano passado.

Em pauta no encontro, o combate ao crime organizado, em especial nas regiões de fronteiras transnacionais, ganha espaço, ao lado de discutições sobre o papel das comunidades tradicionais no manejo de recursos naturais, assim como a responsabilidade de empresas sobre seus impactos no meio ambiente. Os procuradores têm a missão de debater a relação complexa entre agentes que devem proteger recursos e os que causam algum tipo de dano ao meio.

VEJA MAIS

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação ligada aos EUA
A investigação mostra que Eduardo e Paulo Figueiredo utilizaram ameaças sobre sanções estrangeiras, projetadas para ministros do STF, para pressionar que não se aplicasse condenação penal no processo contra Bolsonaro.

Restauro da Berlinda traduz espiritualidade do cuidado no Círio 2025
Zelo com símbolo sacralizado expressa respeito à natureza e dialoga com o tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação” no ano em que Belém se prepara para a COP 30

Se soma a essa conversa, a possibilidade de inserir novas tecnologias para apoio às investigações e rastreamento de atividades ilícitas. Os procuradores-gerais devem consolidar os compromissos assumidos na “Carta de Belém”, que será publicada ao final da reunião.

Palavras-chave