Lula anuncia retorno a BelĂ©m para Ășltima semana da COP 30; veja a data
Presidente confirmou presença na reta final da conferĂȘncia, momento considerado decisivo para as negociaçÔes climĂĄticas
O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) voltarĂĄ a BelĂ©m na quarta-feira (19) para acompanhar a reta final das negociaçÔes da 30ÂȘ ConferĂȘncia das NaçÔes Unidas sobre Mudanças ClimĂĄticas (COP 30). O anĂșncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante a leitura de uma carta enviada pelo presidente ao pĂșblico da CĂșpula dos Povos, neste domingo (16).
A mensagem reforçou que a conferĂȘncia entra em sua fase mais decisiva. âTemos urgĂȘncia. NĂŁo podemos adiar as decisĂ”es que estĂŁo sendo debatidas hĂĄ tantos anos nas negociaçÔes, como transição justa e adaptação. Precisamos de mapas do caminho para que a humanidade, de forma justa e planejada, supere a dependĂȘncia dos combustĂveis fĂłsseis, pare e reverta o desmatamento e mobilize recursos para esses fins. NĂŁo podemos sair de BelĂ©m essas decisĂ”esâ, afirmou Lula em carta.
VEJA MAIS
ApĂłs a leitura, Marina Silva fez um discurso destacando sua histĂłria como mulher seringueira e as adversidades vividas pela famĂlia em um regime de semi-escravidĂŁo. A ministra afirmou que, diante da crise climĂĄtica, âhĂĄ temas que nĂŁo podem receber um ânĂŁoââ em uma democracia.
âO presidente Lula disse que esta Ă© a COP da implementação. A verdade Ă© que ao longo dos anos houve avanços, mas ainda nĂŁo suficientes, porque o clima jĂĄ mudou. Estamos vivendo uma emergĂȘncia climĂĄtica. O rio que seca, o Pantanal que incendeia, os companheiros que ficam isolados⊠Como disse o presidente Lula: agora Ă© fazer o mapa do caminho para zerar o desmatamentoâ, afirmou Marina.
A ministra tambĂ©m chamou o presidente de âcorajosoâ pelas declaraçÔes feitas durante a ConferĂȘncia, mesmo diante das contradiçÔes internas do paĂs.
CĂșpula dos Povos entrega carta com 15 propostas
Durante o evento, uma carta com 15 reivindicaçÔes foi entregue Ă presidĂȘncia da COP, com demandas que destacam o enfrentamento a âfalsas soluçÔes de mercadoâ e a necessidade de uma âtransição justa, soberana e popularâ.
A expectativa Ă© que o embaixador AndrĂ© CorrĂȘa do Lago leve essas posiçÔes para as negociaçÔes internas da Zona Azul, que entram na reta final nesta semana.
O texto, lido por vĂĄrios participantes, faz crĂticas ao âavanço da extrema direita, do fascismo e das guerras ao redor do mundoâ, apontando esses fatores como agravantes da crise climĂĄtica e das desigualdades.
Palavras-chave