MENU

BUSCA

Incêndio na COP 30 foi controlado em 6 minutos, segundo Bombeiros

Corporação aponta curto-circuito em micro-ondas como principal causa do incêndio na Blue Zone

Hannah Franco

O Corpo de Bombeiros do Pará informou, nesta quinta-feira (20/11), que o incêndio que atingiu a Blue Zone da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, foi controlado em apenas seis minutos.

Segundo a corporação, 56 militares atuaram na ocorrência, utilizando 244 extintores disponíveis no local, além de mangueiras instaladas na própria estrutura do evento.

VEJA MAIS

Imagem mostra momento em que teto da Blue Zone é destruído por chamas na COP 30
Foto registra lona do pavilhão em chamas durante incêndio que assustou participantes na tarde desta quinta-feira (20)

Bombeira que atuava no combate às chamas na Blue Zone passa mal e é socorrida por colegas
A profissional ainda atuou no combate às chamas antes de tudo acontecer

A principal linha de investigação aponta que o fogo pode ter começado após um curto-circuito em um aparelho de micro-ondas. Nos primeiros minutos após o incidente, chegaram a circular relatos de que o incêndio teria sido provocado por um carregamento de celulares, hipótese descartada pelos bombeiros.

A corporação trabalha agora com a possibilidade de sobrecarga na rede elétrica da área, mas as causas exatas ainda dependem do avanço das análises técnicas.

O incêndio atingiu lonas, estandes e parte do pavilhão da East African Community, deixando o forro danificado, com áreas queimadas e buracos visíveis. Antes da chegada dos bombeiros, participantes tentaram conter o fogo usando extintores posicionados nos corredores da estrutura.

O incidenteprovocou correria entre delegações que estavam na Blue Zone e na Green Zone da COP 30.

Palavras-chave