MENU

BUSCA

Autoridades fazem balanço da COP 30 em plenária marcada por apelos à urgência climática

Manifestação ocorreu em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (21), último dia de COP 30

Eva Pires | Especial para O Liberal

Autoridades e delegações se reuniram nesta sexta-feira (21) para a Plenária de Balanço da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que começou às 10h30, desta sexta-feira (21), em Belém. O presidente da conferência, embaixador André Corrêa do Lago, abriu o encontro ressaltando o espírito de união em um momento considerado decisivo para o futuro climático do planeta. Ele agradeceu voluntários e funcionários pela atuação “incrível, profissional e solidária”, destacando que todo o processo só foi possível graças ao suporte oferecido por eles.

“Começamos este ano com muitos desafios, com eventos extremos dizendo que nosso trabalho é urgente. O mundo está nos chamando”, afirmou.

Durante o discurso, Corrêa do Lago retomou princípios do Acordo de Paris e reforçou a necessidade de fortalecer o regime climático internacional. Ele destacou que o sistema já atingiu resultados significativos, “muito mais do que aqueles que criticam tentam convencer o mundo”, e defendeu uma ação conjunta entre países, cidades, comunidades e tecnologias. Segundo ele, a urgência é inegável porque “ouvimos a ciência” e, em Belém, as delegações ouviram “muito claramente o que precisa ser acelerado” para responder à crise.

O presidente da COP também citou o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) ao lembrar que a intenção do governo brasileiro era mostrar ao mundo não apenas a beleza e a grandeza da Amazônia, mas também os desafios enfrentados pelos povos que vivem nela. O embaixador disse acreditar que os dias em Belém tenham mudado a percepção das delegações sobre a relação entre natureza e clima, reforçando a necessidade de que o diálogo estabelecido na conferência continue se expandindo além das salas de negociação.

VEJA MAIS

COP30: rascunho de carta final tem propostas para limitar aquecimento
Documento inclui ações concretas para clima e justiça ambiental

Novo texto da COP 30 preocupa especialistas por ausência de metas fortes
Pesquisadores e organizações demonstram preocupação com atraso nas negociações e metas fracas em nova carta

Pavilhões são desmontados no último dia da COP 30
A programação para visitantes já estavam encerradas deste a ultima quinta-feira (21)

Ele também ressaltou que encontrar soluções para quem vive na Amazônia deve ser um compromisso central do processo climático global.