Bayer também abre vagas de R$ 6,9 mil para negros; acesse
Como o Magazine Luiza, farmacêutica escolhe público-alvo para processo seletivo, que inscreve até o dia 21 de outubro

A empresa química e farmacêutica Bayer, como o Magazine Luiza, também dirige inscrições para um programa de trainee exclusivamente para negros. As inscrições vão até 21 de outubro, com 19 vagas e salário de R$ 6,9 mil.
A Bayer justificou dizendo que o objetivo do programa para negros é para “compor uma maior representatividade racial em nossa futura liderança”.
“Durante 18 meses, você terá uma mentoria individual com executivos, além de vivências que apoiarão na construção de sua carreira”, diz o comunicado.
Para se candidatar à vaga, segundo a Bayer, é preciso ter graduação (bacharelado ou tecnólogo) ou pós-graduação entre dezembro de 2017 e dezembro deste ano.
Magalu
Gente, estão abertas as inscrições p/ o Trainee 2021, o programa q forma as futuras lideranças do Magalu. Igualdade de oportunidades e a inclusão são duas das nossas mais importantes causas. E, por isso, neste ano será exclusivo para candidatos negros. Segue o fio pra entender + pic.twitter.com/rc4puiMEs8
— Lu do Magalu (em 🏠) (@magazineluiza) September 18, 2020
Após polêmica, o Magazine Luiza, que fez algo na mesma linha, reafirmou que vai manter o critério de seleção que deu muita polêmica nas redes sociais, sendo um dos assuntos mais comentados do Twitter nesse sábado, 19.
Assim que vi que @magazineluiza e #Bayer abriram seleção para trainees negros, pensei: ‘não dou 15 min pra começarem os ataques’. Engraçado como toda ação de equidade atrai gente pra questionar o sistema. Mas questionar por que só tem branco em cargo alto ninguém nunca fez.
— Jaqueline Fraga (@jaquefraga_) September 21, 2020
A empresa vem sendo acusada de racismo pela proposta, pois estaria criando uma segregação. Alguns internautas rebatiam que os brancos nunca reclamaram de em outros programas serem escolhidos majoritariamente brancos em detrimento de negros.
Estamos absolutamente tranquilos quanto a legalidade do nosso Programa de Trainees 2021. Inclusive, ações afirmativas e de inclusão no mercado profissional, de pessoas discriminadas há gerações, fazem parte de uma nota técnica de 2018 do Ministério Público do Trabalho.
— Lu do Magalu (em 🏠) (@magazineluiza) September 20, 2020
Muitos afirmaram que a medida seria inconstitucional, mas a empresa alega que se trata de uma ação afirmativa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA