Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

ZILDINHA SEQUEIRA

Zildinha Sequeira é psicoterapeuta individual e familiar. Este é um espaço para se refletir sobre a vida.

Gratidão é traço de caráter

Zildinha Sequeira

A gratidão é uma virtude, ou melhor, é a mais agradável das virtudes. Ela é o reconhecimento de um benefício recebido, de que se deve algo a outrem e se retribui com o agradecimento. Gratidão não é troca de um favor, não é submissão muito menos uma prisão; é sim o reconhecimento de que o outro é a causa do nosso prazer e da nossa alegria. Ela nasce do amor e nunca anda sozinha: está sempre acompanhada pelo prazer, pela ternura, pela amizade e pelo afeto. Há nela  uma simplicidade verdadeira e uma humildade. O segredo da amizade está na gratidão, não pelo reconhecimento de favores ou dívidas e sim pela posssibilidade de partilhar o afeto, amor generosidade e alegria.

Tem gente que não sabe agradecer, só reclama e cobra. Quantas vezes somos rígidos no julgamento dos outros? Parece que é mais fácil desaprovar, censurar, cobrar, perceber o negativo e encontrar defeitos do que reconhecer as qualidades e elogiar. Todos nós temos defeitos, mas cobramos que os outros  sejam modelos de perfeição (e isso inclui as pessoas que mais amamos, como nossos filhos, parceiros, pais...). Na verdade, projetamos neles nossos fracassos e imperfeições. Pare,  agora,  e olhe amorosamente para você e para os outros e se for o caso, agradeça o fato deles estarem em sua vida, contribuindo com a sua felicidade.

As pessoas que praticam a gratidão sentem-se mais conectados com os outros; são mais otimistas em  relação à vida; possuem melhor humor e energia; têm uma visão mais amorosa do mundo; valorizam mais os momentos e sabem viver melhor a vida; reconhecem que o outro tem algo a  ver com o seu prazer e felicidade; são mais conscientes de que a vida é um presente e a reverenciam; reconhecem e valorizam os atos de afeto e cuidado das pessoas; vivem a sabedoria da doação na delicadeza de uma palavra ou de um gesto; sabem corresponder a um sorriso; valorizam um bom dia, um até logo...possuem um coração gentil.

A gratidão pode ser uma postura prática de transformação. Praticar a gratidão nas pequenas coisas, todos os dias, faz com que os momentos vividos sejam festa em seu coração. Mas, é claro, que existem coisas, momentos e acontecimentos na vida em que não cabem agradecimentos e muito menos celebrações – neste caso, o mais adequado é ter serenidade para poder superá-los.

A falta de gratidão está associada à falta de amor e ao egoísmo.O egoísta não consegue retribuir com alegria e amor o que a vida lhe concede. Receber e agradecer, abrem o coração. Valorize e aprecie pessoas, coisas e acontecimentos. Vivemos um período tão difícil, de tantas perdas, medo e aflição; mais do que nunca, precisamos exercitar a solidariedade e receber com gratidão a ajuda e o carinho que recebemos.

Usar máscara, higienizar as mãos e os objetos que entram em casa e manter o isolamento social além de ser um gesto de proteção e amor por nós mesmos e pelos outros, também é uma forma de agradecermos a vida das pessoas que nos são gratas e a quem devemos tanto.

Se puder, fique em casa!

Zildinha Sequeira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

Últimas de Zeno Veloso