'Trataremos democraticamente', diz Arthur Lira após selar acordo com bloco de candidato derrotado
Falta d’água
Quatro bairros de Marituba ficarão sem água hoje, das 8h às 16h. Motivo: a troca de um equipamento pela Cosanpa.
Tragédias no ar
São Félix do Xingu (PA) registrou dois acidentes aéreos em menos de 48 horas. Um no domingo, 31, e outro ontem.
"Eu espero que esse fato que aconteceu tenha ajudado muito na discussão interna da casa para que os deputados entendam que nós trataremos democraticamente.”
Foi o que disse, ontem, o novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), após selar um acordo com o bloco do candidato derrotado Baleia Rossi (MDB-SP) para a composição dos cargos da Mesa Diretora da Casa a serem eleitos hoje pelos parlamentares hoje.
SAÚDE
UNIDADES
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fará, hoje, a entrega dos primeiros equipamentos para a abertura do Hospital Regional de Castanhal que, neste período de pandemia, vai funcionar, prioritariamente, no atendimento a pacientes de covid-19, além de servir de retaguarda para os casos graves registrados no nordeste paraense. Já Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, deverá ganhar duas policlínicas. Hoje, o prefeito Daniel Santos (MDB) assinará a ordem de serviço para implantação da unidade que funcionará na Cidade Nova. Amanhã, a assinatura será da ordem serviço para a construção de policlínica no bairro de Águas Lindas.
TRATAMENTO
Automedicação
Circula nas redes sociais uma mensagem atribuída a um suposto secretário municipal de Saúde com informações sobre medicamentos a serem tomados “preventivamente” em caso de suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. A mensagem é fake e a orientação das autoridades de saúde é para que as pessoas evitem a automedicação que pode, em alguns casos, agravar o estado do paciente e dificultar ainda mais a reação do organismo ao novo coronavírus.
MULHER
Mudanças
Um fato emblemático. Atualmente, cinco mulheres presidem, simultaneamente, os cinco tribunais paraenses. No Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), está a desembargadora Célia Regina Pinheiro. Luzia Nadja Guimarães Nascimento preside o Tribunal Regional Eleitoral; Graziela Leite Colares, o Tribunal Regional do Trabalho; Maria de Lourdes Lima de Oliveira, o Tribunal de Contas do Estado; e Mara Lúcia Barbalho da Cruz, o Tribunal de Contas dos Municípios. Para a desembargadora Célia Regina, do TJPA, a presença de mulheres nesses espaços de poder reflete “conquistas sintomáticas de uma real mudança de paradigmas”.
CAMINHO
Célia Regina Pinheiro defende, contudo, avanços mais efetivos nas questões de gênero. Questionou a necessidade que a mulher do século XXI ainda tem de bradar por direitos humanos comezinhos e que tenha um único dia voltado a reacender sua luta por igualdade, dentro e fora do lar. “Desejo que não tarde o dia em que seja dispensável o Dia Internacional da Mulher, como também as metas governamentais e judiciais, assim como os órgãos especializados em nossa proteção e defesa”, almejou a desembargadora no discurso de posse.
ESCOLA
Calendário
Começará, hoje, oficialmente, o ano letivo da rede pública estadual de ensino, segundo calendário divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A carga horária mínima será de 800 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar. A Seduc informa que o calendário atende aos “desenhos curriculares de cada nível e modalidade de ensino”. A secretaria também regulamentou as atividades remotas para cumprir as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de atender ao decreto governamental que prevê a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia.
UEPA
Eleição
A comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Pará (Uepa) se prepara para as eleições que vão resultar na escolha do reitor e vice-reitor da instituição para o quadriênio 2021/ 2025. Os mais votados formarão a lista tríplice a ser encaminhada ao governador Helder Barbalho para nomeação. Diretorias de Centro (CCBS, CCNT e CCSE), que reúnem as graduações e pós-graduações em 17 municípios, também devem receber novos gestores. As votações estão marcadas para 20 de abril.
ASSASSINATO
Trabalhador rural
A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH) formalizou pedido de informação às autoridades de segurança do Pará, sobre o assassinato do trabalhador rural Fernando Araújo dos Santos, sobrevivente do Massacre de Pau D’Arco, morto na noite do último dia 26. A chacina de Pau D’Arco aconteceu em 24 de maio de 2017. Dez homens e nove mulheres foram mortos durante ação das Polícias Civil e Militar para cumprir mandados de prisão contra os ocupantes da Fazenda “Santa Lúcia”. Em nota, a SPDDH diz que “como as demais organizações da sociedade civil possui interesse de colaborar com as investigações” e que “os riscos e insegurança sobre os demais sobreviventes aumentam”.
EM POUCAS LINHAS
► O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano deve entrar para a história como o de maior abstenção. Um dos motivos foi o medo de contaminação pelo novo coronavírus.
► No Senado, cresce o movimento para que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, seja convocado para prestar esclarecimentos sobre os problemas registrados neste ano em que o governo, mesmo pressionado por vários setores, se recusou a adiar as provas.
► Processos que tramitam em meio físico nas subseções da Justiça Federal em Santarém e Itaituba, no oeste paraense, ficarão com os prazos suspensos até o próximo dia 15.
► O oeste do Pará está em lockdown por causa do aumento de casos da covid-19.
► Já o Tribunal Regional Eleitoral suspendeu o atendimento ao público nas zonas eleitorais e postos em todo o Estado. A medida vale até 31 de março.
► Uma comissão da Câmara Federal, formada por 20 juristas negros, revisa a legislação brasileira sobre racismo. O trabalho deve ser concluído até meados de maio.
► A deputada estadual Cilene Couto (PSDB) foi anunciada como a nova líder do governo Helder Barbalho na Assembleia Legislativa do Pará.
► O anúncio causou surpresa e fez crescer os boatos de que a deputada deixará o ninho tucano e migrará, provavelmente, para o MDB, o partido de Helder.
► O paraense Paulo Rocha será o novo líder do PT no Senado.
► Na sessão de abertura dos trabalhos legislativos, ontem, na Assembleia Legislativa, o deputado Delegado Caveira (PP) foi o único entre os parlamentares a ficar, por longos períodos, sem máscara no plenário da casa, desrespeitando o decreto em vigor no Estado.
► E por falar em Alepa, os deputados retomarão, hoje, os trabalhos legislativos com sessões às terças-feiras e quartas-feiras, sempre às 9h.
Palavras-chave