MENU

BUSCA

R70: 'Respirar respeito. É isso que mantém a democracia viva e um país soberano', diz Michel Temer

Michel Temer, ex-presidente da República (MDB), em vídeo divulgado ontem em que critica a sobretaxa de 50% a produtos brasileiros imposta pelos Estados Unidos. Ele ainda chamou de “lamentável” o cancelamento de vistos dos ministros do STF.

Repórter 70

Esporte
Comitê Olímpico dos EUA proíbe mulheres trans em competições femininas. Entidade acatou ordem de Donald Trump.

Participação
Lula sanciona cota de 30% para mulheres em conselhos de estatais. Lei será implementada de forma gradual em até três anos.

PRAÇAS
ADOÇÃO

A prefeitura de Belém lança na noite de hoje, em cerimônia no Palácio Antônio Lemos, o programa Praça Viva. O prefeito Igor Normando vai apresentar as diretrizes e benefícios da iniciativa, que já conta com parcerias em andamento, como a da praça da Bandeira, adotada pelo Comando Militar do Norte. O evento vai reunir empresários, organizações da sociedade civil e representantes de entidades públicas e privadas. O programa Praça Viva foi criado para permitir parcerias entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil para a adoção de praças e áreas verdes da capital.

DATA
CULINÁRIA

Nesta sexta-feira, 25, é celebrado o Dia Estadual da Culinária Paraense (Lei 8.409, de 7 de novembro de 2016). A data foi instituída em homenagem a Anna Maria de Araújo Leal Martins, considerada por muito tempo a maior quituteira de Belém e aquela que levou a comida regional para a mesa dos restaurantes requintados. Ela serviu o papa João Paulo II, quando ele esteve na capital paraense, e foi notícia no New York Times. Anna Maria influenciou boa parte da família, em especial o filho, Paulo Martins, criador do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, evento que retorna este ano no mês de setembro.

JOVENS
COMPETIÇÃO

Podem ser feitas até 18 de agosto as inscrições para a 3ª edição do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). O Desafio é considerado a competição brasileira de empreendedorismo de tecnologia na escola e mobiliza estudantes de todo o País. Os alunos podem cadastrar seus projetos em três categorias: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e Educação Superior.

RECORDE

Neste ano, o Sebrae Pará espera superar o número de inscritos no ano passado, quando a competição atraiu 900 estudantes paraenses, com ações de mobilização em diversas cidades e instituições de ensino. Nacionalmente, a expectativa é receber cerca de 80 mil inscrições.

PENHORA
NEGOCIAÇÃO

A Justiça do Trabalho promoverá, de 15 a 19 de setembro, a 15ª edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista.  Durante o período, as Varas do Trabalho e Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas realizarão audiências extras para tratar de processos que já estejam em fase de execução. A intenção é incentivar o acordo entre as partes. A execução é a etapa destinada à cobrança de dívida trabalhista reconhecida pela Justiça, mas que não foi paga espontaneamente pela parte que perdeu a ação. Nesse caso, a Justiça do Trabalho pode determinar a penhora de bens e de valores em contas bancárias pertencentes aos devedores.

RACISMO
APURAÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação à Secretaria Municipal de Educação de Santarém para que esta afaste imediatamente a diretora da Escola Municipal São Miguel e abra processo disciplinar para investigar suposta prática de racismo institucional e atos discriminatórios contra alunos indígenas do povo Munduruku. A recomendação foi expedida após o MPF receber denúncias que revelariam, segundo o órgão, “um padrão sistemático de condutas discriminatórias, incluindo uso de linguagem e conceito pejorativos e estereotipados sobre povos indígenas, ameaças de exclusão do ambiente escolar e da própria comunidade”.

TRANSPLANTE
INEDITISMO

O Hospital Universitário João de Barros Barreto realizou a primeira captação de órgãos da história da instituição. Em um gesto de solidariedade em meio ao luto, os pais de uma criança internada na UTI pediátrica autorizaram a doação dos dois rins do paciente, após a confirmação de morte encefálica. O procedimento seguiu os protocolos da Organização de Procura de Órgãos e contou com o apoio da Central Estadual de Transplantes, da Sespa.

Em Poucas Linhas

► O deputado federal paraense Delegado Caveira (PL) ganhou destaque nacional. Foi dele a ideia de exibir, na Câmara, uma faixa onde se lia “Trump Make America Great Again” (“Trump, faça a América Grande Novamente”) durante a coletiva de imprensa que parlamentares bolsonaristas concederam para protestar contra o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, que proibiu reuniões de comissões durante o recesso parlamentar. A oposição tentou realizar as reuniões para aprovar moções de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

► O Comitê de Comércio Exterior do Pará realizou, nesta semana em Belém, a 2ª Reunião Ordinária de 2025, com foco na articulação de estratégias para consolidar a cultura exportadora no Estado. O colegiado é formado por 16 instituições, sendo 14 do poder público e duas da sociedade civil.

► O Pará terá um representante no Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) no biênio 2024-2026. Será o defensor público Johny Giffoni. Com forte atuação na defesa dos povos indígenas e dos direitos humanos, Giffoni foi indicado pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Pará e selecionado pela associação nacional da categoria.

► A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) divulgou, ontem, os números da movimentação de passageiros nos terminais hidroviários intermunicipais do Pará, nos primeiros 15 dias da Operação Verão 2025. A ação, que prossegue até o início de agosto, registrou a passagem de 57.761 pessoas pelos portos do Estado. Entre os dias 1º e 15 de julho, a maior movimentação foi registrada no Terminal Hidroviário de Belém, com 36.799 passageiros.

► Os tribunais de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) assinaram termo aditivo do acordo de cooperação para a execução de ações conjuntas voltadas à Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua. Entre as ações estão mutirões para levar orientação e serviços de cidadania, promoção de cursos, palestras e eventos para dar visibilidade e capacitar juízes, servidores e atores externos ao Judiciário em relação à política.