R70: 'Os EUA não estão preparados para uma presidente mulher', afirma Michele Obama
Ex-primeira dama dos Estados Unidos disse ainda que “muitos homens que não se sentem capazes de serem liderados por uma mulher”, citando a candidatura da ex-vice-presidente Kamala Harris, pelo Partido Democrata, em 2024
Motivo de força maior
Um tiroteio interrompeu o trânsito na Zona Norte do Rio e candidatos do Enem de uma escola farão a prova em outra data.
Eleições presidenciais
Jeannette Jara (Partido Comunista) e José Antonio Kast (Partido Republicano) vão disputar o segundo turno no Chile.
COMUNIDADES
PRESERVAÇÃO
A Rede Territórios Amazônicos, formada pela Embrapa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad - França), preparou um manifesto que será entregue a executivos e autoridades na Blue Zone, na COP 30.
PROTAGONISMO
A proposta destaca o protagonismo dos povos amazônicos, das comunidades tradicionais e dos agricultores familiares, além de reunir suas principais demandas para fortalecer a restauração ambiental no território. O documento foi apresentado durante o painel Caminhos para uma restauração socioambiental justa para povos e comunidades tradicionais, realizado no sábado, 15, na AgriZone, Casa da Agricultura Sustentável da Embrapa, durante a COP 30, em Belém.
ENCONTRO
O evento para debater sobre a restauração socioambiental ressaltou a diversidade de experiências e a presença de representantes de várias regiões da Amazônia, de outros Estados brasileiros e de países vizinhos como Colômbia e Peru. A discussão reuniu agricultores familiares, pesquisadores, gestores públicos e integrantes de redes de colaboração territorial.
STF
UFPA
A parceria entre o Judiciário e a academia paraense transcende a dimensão técnica e aponta para o enfrentamento de desafios sociais e regionais. Recentemente em Belém, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, fez questão de contextualizar a assinatura de um termo de cooperação com a Universidade Federal do Pará no cenário da COP 30, definindo-a como “a COP do desafio”, e destacou a necessidade de as instituições públicas combaterem as desigualdades.
COMPROMISSO
O ministro defendeu “um olhar parametrizado” para o Brasil, citando que “para que os desiguais sejam igualmente tratados, é preciso que sejam tratados diferentemente.” Em consonância, o reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira, reforçou o compromisso social da UFPA com a diversidade e inclusão, destacando números da instituição: 85% dos alunos são pretos, pardos, indígenas e quilombolas, sublinhando que a cooperação entre a Universidade paraense e o STF reforça o papel da educação como emancipação e transformação social.
MAPA
RECONHECIMENTO
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu ao Museu Paraense Emílio Goeldi o certificado “Memória do Mundo”, reconhecendo o “Mapa etno-histórico do Brasil e regiões adjacentes” – uma das 4 mil obras raras sob a guarda do Museu – como patrimônio de valor único para a humanidade.
CARTOGRAFIA
Finalizado em 1943, o “Mapa etno-histórico do Brasil e regiões adjacentes”, do alemão Curt Nimuendaju, tem dois metros quadrados e é acompanhado por livros remissivos que formam uma enciclopédia cartográfica sobre as línguas, as culturas e a memória dos povos indígenas da América do Sul. O certificado está entre as 74 obras reconhecidas pela Unesco, sendo que apenas duas estão no Brasil. Além do mapa do Curt Nimuendaju, o Arquivo Carlos Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também foi agraciado.
DIREITO
REDE
Foi lançada hoje, em Belém, durante a COP 30, a Aliança Jurídica pela Amazônia (AJA), nova rede colaborativa dedicada a fortalecer o Estado de Direito na região amazônica e a defesa da justiça socioambiental. A entidade é dirigida por Yanê Amoras, da Amazon Investor Coalition (AIC), organização que atua na mobilização de investimentos para uma Amazônia sustentável.
PROPOSTA
A AJA nasce com a proposta de conectar advogados(as), pesquisadores(as), organizações da sociedade civil, clínicas jurídicas, coletivos de base e demais profissionais que atuam na ou pela Amazônia, tendo como eixo comum a defesa da justiça socioambiental. A rede busca construir respostas articuladas às violações de direitos, à violência nos territórios e às ameaças à governança ambiental, ampliando a capacidade de monitorar, prevenir e enfrentar conflitos socioambientais.
EM POUCAS LINHAS
➤ A prefeitura de Belém e o governo alemão anunciaram um acordo envolvendo ações de cooperação ambiental. O entendimento prevê apoio técnico para preservação da biodiversidade urbana e projetos voltados ao equilíbrio climático. O anúncio foi feito durante visita do ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, ao Parque Ecológico Gunnar Vingren, no bairro da Marambaia.
➤ A busca das companhias brasileiras por recursos financeiros registrou uma retração de 3,2%, em agosto, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, com base em consultas a CNPJs registradas ao seu sistema.
Os números foram divulgados na semana passada. Contrariando a tendência nacional, contudo, o Pará registrou alta de 5,9 ao lado de outros Estados do Norte e Centro Oeste que também tiveram variação positiva, caso do Mato Grosso do Sul (23,0%), Amazonas (13,3%), Roraima (9,3%), Mato Grosso (8,1%) e Tocantins (7,2%).
➤ Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam, na semana passada, cargas que somavam 4.416 pares de sandálias transportadas sem documentação fiscal, no posto de fiscalização do Gurupi, em Cachoeira do Piriá, divisa entre Pará e Maranhão. Segundo a coordenação da unidade, o veículo já vinha sendo monitorado por reincidência em irregularidades. Na mesma ação, os fiscais também apreenderam 1.296 pares de sandálias identificadas com uma marca conhecida no mercado, avaliadas em R$ 89.424,00. Após análise técnica feita pela detentora da marca, foi confirmada a falsificação dos produtos.
➤ A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) celebrará seus 48 anos no próximo dia 18 de novembro a bordo do barco-obra de arte Bienal das Amazônias sobre as águas, ancorado na orla da UFPA. Na ocasião, a Fundação apresentará seu tema de trabalho ao longo de 2026.
Palavras-chave