MENU

BUSCA

R70: 'Foragido da justiça americana', diz Marco Rubio, secretário dos EUA, sobre Nicolás Maduro

Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, denunciou nesta quinta-feira (4) Nicolás Maduro como um terrorista indiciado e foragido da justiça americana, durante visita ao Equador.

Repórter 70

Droga
LSD reduz ansiedade em estudo clínico. Efeito dura até três meses em quase metade dos pacientes.

Tecnologia
Google é condenado pela Justiça dos EUA a pagar US$ 425 milhões por violar privacidade de usuários. Empresa vai recorrer.

AÇAÍ
REGULAMENTAÇÃO

O Pará ganhou uma lei que regulamenta a atividade dos batedores de açaí. Publicada no Diário Oficial de ontem, a nova legislação estabelece normas para congelamento e armazenamento da polpa destinada à comercialização no Estado. Autor do projeto que deu origem à lei, o deputado Carlos Bordalo (PT) afirmou que o objetivo é “assegurar a qualidade e segurança alimentar do produto consumido diariamente por milhares de paraenses, além de garantir a continuidade da comercialização durante a entressafra e possibilitar a inclusão dos batedores artesanais nas cadeias formais de venda do açaí”.

DEBATE

A nova legislação é um dos resultados do grupo de trabalho instalado em abril deste ano na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) para debater a crise no fornecimento do fruto no estado. Das reuniões e propostas apresentadas nasceu o projeto agora sancionado. De acordo com a lei, são considerados batedores artesanais tanto pessoas físicas quanto jurídicas, desde que registradas como microempreendedores individuais e que atuem na manipulação artesanal do fruto, fazendo o processamento e a venda da polpa de forma não industrial para o consumo direto da população.

CRIME
COMBATE

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (Ficco-PA) anunciou ontem que prendeu oito suspeitos de atuar como tesoureiros do crime organizado. A operação batizada de Saldo Devedor 2 inclui mandados de busca e apreensão e prisões no Pará, em Goiás e em Santa Catarina. No Pará, as ações se concentraram em Belém, Curuçá, Igarapé-Açu, Santarém, Prainha e Portel. Durante as buscas em Igarapé-Açu, foram apreendidos 1,550 quilo de maconha, além de munições e equipamentos usados para a venda de drogas.

JUSTIÇA
CONSENSO

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) agendou para este último trimestre do ano a 20ª Semana Nacional da Conciliação. No Pará, haverá ações de 20 a 24 de outubro nas comarcas da Região Metropolitana de Belém e de 3 a 7 de novembro nas comarcas do interior.

DIÁLOGO

O objetivo da semana é incentivar a cultura do diálogo para garantir soluções de conflitos mais rápidas e de forma consensual. Os processos que serão analisados durante a semana ainda estão sendo selecionados pelas unidades judiciárias.

PROCESSOS
PRIORIDADE

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho publicou resolução que estabelece tramitação preferencial para processos judiciais que envolvam gestantes, lactantes e puérperas. A medida vale para a Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus de todo o País e a ideia é garantir acesso à Justiça e em prazo razoável, diante das vulnerabilidades sociais enfrentadas por esse grupo. De qualquer forma, caberá aos juízes analisar, nos casos concretos, a pertinência da prioridade, considerando o conteúdo da demanda, a saúde da mãe e da criança, entre outros fatores. O Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) será alterado para incluir um campo específico para identificação da situação.

MANDIOCA
PROTEÇÃO

Será implantado, a partir de novembro, o plano estratégico para combate à vassoura-de-bruxa nas plantações de mandioca. O projeto terá duração de 36 meses e contará com um orçamento estimado em mais de R$ 1,5 milhão. A meta é avaliar 200 genótipos de mandioca em relação à resistência ao fungo, além de testar a eficácia de 12 fungicidas. No fim, será apresentado um plano de manejo para reduzir a incidência da praga que tem ameaçado a lavoura essencial para a subsistência de comunidades do Pará e Amapá.

COP 30
VISTO

O governo brasileiro anunciou que passará a emitir vistos eletrônicos para os cidadãos dos países participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30). Pessoas de países que precisam de visto poderão fazer a solicitação via digital, sem necessidade de comparecer ao consulado brasileiro em seu país. Até então, esse tipo de solicitação era permitido apenas para cidadãos dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália.

Em Poucas Linhas

► A Fundação Hemopa comemora um dado que salva vidas: o crescimento na doação de sangue no Pará. Em agosto de 2025, foram coletadas 9.139 bolsas, contra 8.653 no mesmo mês de 2024, o que representa aumento de aproximadamente 6%. O volume será suficiente para até 36.504 transfusões em todo o Estado do Pará.

► A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre, de 8 a 13 de setembro, as inscrições para o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira em inglês e espanhol. O exame é requisito comum em processos seletivos de pós-graduação e em outras instituições de ensino superior. Será aplicado no dia 18 de outubro.

► Um balanço divulgado por uma instituição financeira aponta um interesse cada vez maior na busca pela energia solar no Norte do País. Segundo o estudo realizado pelo Banco Santander, a busca na região por crédito para implantar esses sistemas aumentou 225% no ano passado, em comparação ao mesmo período de 2023.

► Pela primeira vez o espetáculo Agô Pulsar Afro-Amazônico se apresenta no Pará, marcando o início da temporada na região Norte após estrear no Maranhão. A montagem, que combina dança contemporânea, com influências afro e indígenas, foi apresentada ontem (4) no Parque Cultural Vila Maguary, em Ananindeua. As apresentações, abertas ao público, continuam nesta sexta-feira (5) e no sábado (6), circulando pelos bairros Telégrafo e Condor, em Belém.

► No fim de semana do 7 de Setembro, feriado da Independência do Brasil, o Mangal das Garças, o Parque Estadual do Utinga e a Estação das Docas funcionam normalmente. No dia 7, o Mangal terá programação gratuita para comemorar o Dia do Biólogo e o Dia do Veterinário.

► O desfile cívico-militar comemorativo aos 203 da Independência do Brasil vai reunir 4,5 mil pessoas entre militares das Forças Armadas, integrantes das forças de segurança pública e instituições estaduais e municipais, além do público.