MENU

BUSCA

R70: 'Desmontaram políticas sem qualquer responsabilidade', diz deputado sobre fim do Bora Belém

Rogério Barra, deputado estadual (PL), em declaração de apoio à líder do Partido Liberal na Câmara de Belém, vereadora Ágatha Barra, que ingressou mandado de segurança para tentar suspender os efeitos da Lei 10.146/2025, que extinguiu o programa Bora Belém.

Repórter 70

Garantia
Cadastro único informará celulares roubados ou extraviados. Consumidor pode consultar a base de dados antes de comprar um usado.

Tesouro
Cartas raras de Pokémon avaliadas em US$ 100 mil são roubadas de loja em Massachusetts, nos EUA.

SERVIDORES
PROTESTOS

Os servidores públicos de Belém marcaram para a manhã de hoje (15), em frente ao Palácio Antônio Lemos, manifestação contra o prefeito Igor Normando. Eles exigem que Normando responda a reivindicações que incluem reajuste salarial e do vale-alimentação, além da implantação do piso do magistério. Os funcionários públicos municipais também protestam contra o aumento da alíquota previdenciária. Aprovado pela base de apoio na Câmara, o desconto subiu de 11% para 14%. Os servidores ainda acusam a atual gestão de se recusar a manter a mesa permanente de negociações e exigem mais transparência na gestão municipal.

EXPORTAÇÕES
TENSÃO

As atenções dos exportadores paraenses se voltam hoje para a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, que convocou para hoje debate acerca da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, imposta pelo presidente norte-americano, Donald Trump. O presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), reconhece que o Brasil está diante de um “abalo competitivo” em setores vitais, como o agronegócio e a indústria. Estados exportadores como o Pará podem ser os mais prejudicados.

IMPACTO

O encontro reunirá pesos-pesados da Esplanada: representantes dos ministérios da Agricultura, Indústria e Relações Exteriores, além de entidades como as confederações nacionais da Indústria e da Agricultura. A expectativa é que o governo apresente diretrizes para conter os danos e, ao mesmo tempo, evite o isolamento diplomático.

BEBÊS
ALERTA

A 4ª Promotoria de Justiça de Parauapebas expediu recomendação para a Secretaria Municipal de Saúde e seis hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município com orientações para conter o aumento da mortalidade neonatal.

PRAZO

O prazo para implementar as medidas recomendadas é de 120 dias. A recomendação é fruto de inquérito civil instaurado para apurar o crescimento preocupante dos óbitos de recém-nascidos em Parauapebas. Entre os hospitais notificados estão o Geral de Parauapebas, o Santa Terezinha, o São Sebastião, o Yutaka Takeda e o de Clínicas.

ACESSO

Na recomendação, o promotor Alan Pierre Chaves Rocha afirma que “o objetivo é garantir que todos os recém-nascidos tenham acesso a uma assistência segura, eficaz e baseada em evidências, assegurando o direito fundamental à vida e à saúde”.

PIRARUCU
MANEJO

O município de Santarém recebe hoje o evento Pirarucu Legal: Desafios e Caminhos da Legislação no Pará, que reunirá pescadores artesanais, gestores públicos, pesquisadores e representantes de organizações da sociedade civil para debater a proposta de regulamentação da pesca manejada do pirarucu no Estado. O encontro será realizado no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) Campus Tapajós, a partir das 8h e a ideia é debater minuta de um projeto de lei que vai definir as diretrizes para o manejo sustentável da pesca do pirarucu no Pará. A proposta contempla a definição de instrumentos de controle e de ordenamento pesqueiro, voltados à sustentabilidade da espécie, considerada de grande importância ecológica, econômica e cultural para as comunidades tradicionais.

IMÓVEIS
MERCADO

Em meio às especulações em torno dos aluguéis para acomodações para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), o mercado imobiliário de Belém entrou em compasso de espera. Quem deseja vender casa, apartamento ou terreno está encontrando dificuldade para convencer os compradores. Isso porque especialistas têm recomendado aguardar o fim da conferência para retomar as negociações.

BOLHA

O motivo seria a expectativa de queda nos preços a partir de dezembro deste ano, quando, esperam, a bolha de preços altos provocada pela COP deve estourar.

Em Poucas Linhas

► Cerca de 60 custodiadas das unidades de reinserção feminina de Ananindeua e de Marituba I participam, até sexta-feira (18), da 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional. A programação inclui a exibição de curtas-metragens e rodas de conversa. A mostra tem como objetivo promover o acesso à cultura e estimular o debate sobre direitos humanos entre pessoas privadas de liberdade.

► Técnicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vão se reunir hoje na sede do órgão com representantes das categorias de taxistas e mototaxistas sediados em Belém sobre as ações que serão realizadas pelo órgão durante a COP 30. O objetivo é orientar os profissionais sobre a importância do evento, além de propor ações que serão realizadas em parceria com os condutores de motocicletas e motoristas de táxis.

► O Conselho Nacional de Justiça escolheu Belém para sediar o próximo Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário. A programação já está sendo desenhada de forma conjunta pelos tribunais de Justiça, Eleitoral e do Trabalho, e ocorrerá em maio do ano que vem, nas novas instalações do auditório do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

► O município de Itupiranga recebeu, ontem, a segunda Unidade de Monitoramento e Desembarque de Pescado do Pará. A unidade foi construída com recursos do Fundo de Compensação do Estado do Pará e faz parte de um conjunto de sete previstas para a região. A primeira foi entregue em Breu Branco, em abril. As demais seguem em construção em Goianésia do Pará, Nova Ipixuna, Jacundá, Novo Repartimento e Tucuruí.

► Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sebrae Amazônia de Música, criado para valorizar a diversidade musical da região e premiar os artistas paraenses com obras lançadas ao longo do ano de 2024. O envio das obras pode ser feito por meio do site www.premioamazoniademusica.com.br até o dia 22 de julho.