MENU

BUSCA

R70: 'Belém está se preparando incrivelmente bem para esta COP', diz André Lago, presidente da COP30

André Corrêa Lago, embaixador e presidente da COP 30, em discurso nesta segunda-feira (7) a membros dos países presentes à cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro.

Repórter 70

Terapia inovadora
Tratamento com células CAR T, usado contra o câncer, pode representar uma possível cura do lúpus.

Educação superior
MEC extingue diploma em papel para graduação. Versão física segue válida apenas para documentos antigos.

PORTO
RECONSIDERAÇÃO

O Fórum das Entidades Empresariais do Pará enviou uma carta oficial ao presidente da Companhia Docas do Pará (CDP), Jardel Rodrigues da Silva, solicitando a imediata reconsideração da decisão tomada pela Diretoria Executiva da companhia na 1.531ª reunião ordinária, que suspendeu a prioridade de atracação de navios porta-contêineres no Berço 401 do Porto de Vila do Conde, em Barcarena. Assinada por Carlos Xavier, presidente da Assembleia Geral do Fórum, que reúne as 11 principais instituições representativas do setor produtivo paraense, a carta argumenta que a medida foi tomada sem consulta prévia aos usuários do terminal e compromete a previsibilidade logística essencial às operações de comércio exterior.

IMPACTOS

A entidade ainda aguarda a resposta da carta, na qual argumenta que entre os possíveis impactos destacados pela entidade estão a possibilidade de redirecionamento de cargas para portos como São Luís, Pecém ou Santos; o aumento de custos com transporte rodoviário, armazenagem e o risco de prejuízos à competitividade de setores que dependem de importações e exportações por contêineres, como o de carnes, frutas, cacau, mandioca e derivados. Com isso, a entidade ressalta que o Pará corre o risco de perder postos de trabalho diretos e indiretos, comprometer contratos de exportação e aumentar a emissão de carbono com o uso excessivo do transporte terrestre para compensar a logística portuária.

CARNES
RISCOS

Uma denúncia de venda ilegal de carne de animais silvestres na feira e no Mercado Municipal de Cametá, na região do Baixo Tocantins, está sendo investigada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que instaurou ontem um procedimento administrativo conduzido pela 1ª Promotoria de Justiça do município.

MUCURA

A investigação foi determinada pelo promotor de Justiça Gerson Alberto de França, após denúncia que circulou nas redes sociais sobre a suposta venda de carne de animais como o gambá-de-orelha-preta, popularmente conhecido como saruê, mucura ou timbu. A prática configura, em tese, crime ambiental e infração administrativa, conforme a Lei 9.605/98, além de representar risco sanitário.

MEDIDAS

Entre as medidas adotadas estão a notificação da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde e da Procuradoria-Geral do Município, para que realizem fiscalizações nos espaços. Também foi requisitado, no prazo de 30 dias, a apresentação de informações sobre ações anteriores de fiscalização, apreensões e eventuais sanções aplicadas.

MOBILIZAÇÃO
PREFEITOS

O presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam) e prefeito de Bagre, Clebinho Rodrigues, está mobilizando os prefeitos da região para uma grande agenda institucional em Brasília. O objetivo é tratar de três pautas estratégicas: a garantia de participação nos futuros royalties da exploração de petróleo na costa atlântica; a finalização do sistema integrado de energia elétrica nos municípios marajoaras; e a ampliação do sinal de internet para conectar todo o território.

PRESSÃO

A articulação visa pressionar o governo federal por medidas concretas que promovam o desenvolvimento sustentável da região. “Queremos sair da condição de patinho feio da nação”, afirma Clebinho Rodrigues, destacando que a falta de infraestrutura e conectividade prejudica os avanços nos índices de desenvolvimento humano e na educação.

PESQUISAS
BUBALINOS

A Embrapa Amazônia Oriental está reforçando o desenvolvimento de pesquisas sustentáveis no arquipélago do Marajó com foco na produção bubalina. Os estudos se concentram no campo experimental “Emerson Salimos”, localizado na comunidade Paraíso, às margens do rio Paracauari, em Salvaterra, que é uma das frentes de atuação da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias e práticas sustentáveis.

PARCERIAS

Os próximos passos serão definir futuras parcerias para reativar um antigo estábulo que, no passado era dedicado ao gado de corte e que poderá ser reativado como parte da reestruturação voltada à cadeia leiteira bubalina, e ampliar o acesso dos pequenos produtores da região aos serviços e inovações da unidade, que realiza seus experimentos em uma área de 2,3 mil hectares, situada a 16 quilômetros da sede municipal.

Em Poucas Linhas

► O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) é finalista do Prêmio Auditoria de Geração de Valor, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O destaque se deu graças ao projeto “Detector Estatístico de Anomalias em Folhas de Pagamento de Pessoal”, desenvolvido pela Secretaria de Auditoria do tribunal. A iniciativa foi selecionada entre dezenas de propostas de todo o País e tem como objetivo aprimorar a fiscalização e o controle de gastos públicos por meio de ferramentas estatísticas, contribuindo para maior transparência e eficiência na gestão orçamentária do Judiciário.

► A Business France, agência oficial do governo francês voltada à internacionalização de empresas e promoção de investimentos estrangeiros, manifestou formalmente ao governo brasileiro seu interesse no potencial estratégico do Pará, especialmente na infraestrutura logística e nas oportunidades ligadas à transição energética e à produção sustentável na Amazônia. No primeiro contato a agência demonstrou especial interesse no posicionamento geográfico privilegiado do Pará e no potencial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena como porta de entrada para mercados da Europa, Ásia e América do Norte.

► Com aporte de R$ 17 milhões, o Grupo Equatorial lança, neste mês de julho, seu segundo edital de seleção pública para o patrocínio de projetos com enfoque educacional, social, cultural e/ou esportivo que estejam aprovados nas leis federais de incentivo. O valor será investido nos sete estados de atuação da concessionária: Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e em 72 municípios do Rio Grande do Sul. O edital atual é maior que o de 2024, quando foram aportados mais de R$16 milhões.

► Estudantes paraenses já podem acessar a versão digital da Carteira Interpass, que garante 50% de desconto no valor das passagens intermunicipais em transporte rodoviário e aquaviário. Versão vale tanto para quem solicitou o documento em 2025, quanto para os que possuem cadastro ativo.