Marcos Pontes defende um 'programa espacial forte' para o Brasil
Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações falou sobre tirar projetos estratégicos do papel
Abaixo à escravidão
MPT e Justiça do Trabalho apoiam programa piloto da Comissão Pastoral da Terra, que visa o combate ao trabalho escravo.
Destaque nacional
O Hospital Regional do Baixo Amazonas foi o único no Norte do país a integrar a edição do Relatório “Hospitais que Curam o Planeta”.
"Precisamos de um programa espacial forte”
MARCOS PONTES, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, ao falar sobre a necessidade de atração de investimentos privados para tirar do papel projetos estratégicos para o desenvolvimento técnico-científico brasileiro.
CITRICULTURA
RANKING
O Pará ocupa lugar de destaque na produção nacional de laranja e limão no Brasil, com mais de 430 mil toneladas de frutos, segundo dados do IBGE/2019, ocupando o 7º e 2º lugares, respectivamente, no ranking brasileiro. A maior parte da produção está no município de Capitão Poço, nordeste paraense, mas o oeste do Pará também tem se destacado nesses frutos. São dois grandes polos de produção que somados às condições de clima e solo, e à adoção de tecnologias, podem consolidar o Pará no ranking dos maiores produtores dessas culturas no país. Esses resultados serão apresentados no webinar Citricultura Sustentável na Amazônia, no dia 22 de junho, no canal do YouTube da Embrapa.
COMBATE
ABUSOS
A 8ª fase da “Operação Luz na Infância”, coordenada pelo Ministério da Justiça, revelou uma teia de abuso sexual infantil que cresce a cada dia. Além dos 18 estados brasileiros e cinco países onde foi realizada, simultaneamente, os números das sete fases anteriores, realizadas entre 20 de outubro de 2017 e 6 de novembro de 2020, somam 1.446 mandados de busca e apreensão cumpridos e um saldo de 712 pessoas presas, das quais 115 prisões foram flagrantes por posse de material contendo pornografia infantojuvenil. No Pará, as investigações seguem para a próxima fase por meio da Divisão de Combate a Crimes contra Grupos Vulneráveis praticados por meios cibernéticos (DCCV).
MULTAS
ACUMULADAS
Um motorista de Belém está reunindo vasta documentação para representar contra a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Isso porque nos últimos três meses ele recebeu nada menos que 57 multas, que saíram de um mesmo radar na avenida Perimetral, em Belém. O mais estranho para ele é que as multas são todas de anos anteriores, mas só foram enviadas este ano.
RESOLUÇÃO
Em resposta à coluna, a Semob afirma que os radares são aferidos periodicamente pelo Inmetro, e que esses casos de multas acumuladas são consequência de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aprovada em 16 de novembro de 2020, que retomou prazos de notificações que foram suspensos no início da pandemia de covid-19. Da metade de março ao fim de novembro do ano passado, muitos dos prazos dos serviços prestados pelos órgãos de trânsito, inclusive da Semob, foram interrompidos, mas as infrações continuaram sendo registradas, principalmente por radares eletrônicos, e só agora a conta está chegando para os motoristas.
AMEAÇA
JACAREACANGA
É cada dia mais tenso o clima em Jacareacanga, oeste do Pará, onde povos Mundurukus, contrários ao garimpo em suas terras, têm sido atacados por garimpeiros e por integrantes da própria comunidade indígena. Ontem, o Movimento Ipereg Ayu divulgou nota denunciando que um ônibus que levaria o grupo contra o garimpo até Brasília teve pneus furados. O motorista foi ameaçado. “Responsabilizamos o Estado Brasileiro caso aconteça alguma coisa com todos. Não nos protegeram em situação de ameaça constante, não garantiram reforço policial no município de Jacareacanga. Nunca teve reforço policial no município e continuamos sendo atacados, mesmo informando, pedindo policiamento, pedindo apoio”, dizem os indígenas na nota.
INTERFERÊNCIA
A decisão da ministra Rosa Weber, autorizando o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), a não comparecer à CPI da Covid-19, decepcionou quem esperava mais detalhes sobre o que de fato ocorreu no Estado que por duas vezes foi epicentro da pandemia no Brasil e onde uma crise de oxigênio deixou um número ainda desconhecido de mortos. Pela decisão da ministra, Lima poderia ficar em silêncio se fosse à comissão. A assessoria do governador já anunciou, contudo, que ele não comparecerá. O argumento é de que não caberia ao Senado apurar as ações dos governadores. A avaliação dos que defendem a ampliação dos trabalhos da comissão é de que o Supremo Tribunal Federal acabou interferindo nos trabalhos, gerando, mais uma vez, sobreposição sobre o Legislativo.
TJPA
SUSTENTABILIDADE
O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) lançou nesta quinta-feira, 10. uma publicação, intitulada #Ecodicas, com ideias sustentáveis para o ambiente de trabalho. A publicação traz lembretes úteis para o uso consciente de recursos como água, energia elétrica, papel e dicas para descarte e reciclagem de resíduos.
EM POUCAS LINHAS
► Equipe do Departamento Estadual de Trânsito fará, de 21 a 27 deste mês, em Santarém, mutirão de exames para emissão de Carteira Nacional de Habilitação. O superintendente do órgão, Marcelo Guedes, atendeu solicitação do deputado estadual José Maria Tapajós, que alega que centenas de processos estão parados no município, por conta da redução do atendimento durante a pandemia.
► O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Mário Augusto Guerreiro, é um dos palestrantes do “Seminário da Cooperação Judiciária na Justiça Eleitoral e Resolução N° 350/2020”. O evento, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará, será híbrido (presencial e remoto) na manhã de hoje.
► Os atendimentos de conciliação feitos pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) continuam funcionando, mas agora totalmente online, dispensando a presença das partes envolvidas. Implantado em todas as comarcas do Pará, o Cejusc Virtual Paraense começou como medida de contenção à pandemia da covid-19, mas se tornou solução para as demandas que só precisam de uma sessão de conciliação ou mediação.
► Os trabalhadores que atenderem aos critérios para recebimento do abono salarial este ano precisam ficar atentos ao calendário, que vai até dia 30 deste mês para o ano-base 2019.
► Promovido pela Fundação Cultural do Pará, o XVII Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, batizado de Arraial Virtual de Todos os Santos, terá a participação de 53 quadrilhas de 27 cidades paraenses. A próxima etapa do concurso será a seleção, feita pelo público, das 30 melhores quadrilhas. A avaliação será feita a partir de vídeos publicados no canal da Fundação.
Palavras-chave