CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutor em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Documentário paraense é destaque da semana

Marco Antonio Moreira

A agenda de cinema da semana proporciona filmes novos para os espectadores. No circuito comercial é possível assistir cinco lançamentos que provam que o mercado cinematográfico está mais ativo após dois anos de pandemia. Mas a melhor opção da semana está no circuito alternativo com a estreia de O Reflexo do Lado de Fernando Segtowick. Este documentário merece total atenção do espectador e representa o talento e iniciativa de um diretor paraense que frequentemente colabora com o cinema realizado em nosso estado.

Cine News 12.08

Além dos filmes nas salas de cinema é necessário ficar atento às boas opções em canais de streaming e YouTube. Produções de diferentes nacionalidades devem ser assistidas, pois nos revelam diversidades estéticas imprescindíveis para entendermos outros pensamentos e realizações sobre o Cinema.

Boas sessões!

Cinema

No cine Líbero Luxardo assista a estreia do documentário O Reflexo do Lago dirigido por Fernando Segtowick. Um cineasta e sua equipe chegam a hidrelétrica de Tucuruí para filmar o resultado de seus investimentos financeiros e tecnológicos a partir de um olhar indagador sobre impactos sociais e ambientais deste grande projeto em uma comunidade da região amazônica. Filme importante que foi selecionado e exibido no festival de Berlim, em 2020. Assista no cine Líbero Luxardo, em últimos dias de exibição, os filmes Crimes do Futuro de David Cronenberg e a produção francesa O Acontecimento.

Netflix

O Outro Lado do Vento é um filme dirigido, co-escrito, co-produzido e co-editado por Orson Welles, cineasta da obra prima Cidadão Kane, produzido em 1941. O Outro Lado do Vento foi realizado nos anos 1970, mas problemas de produção não permitiram que Orson Welles concluísse o filme e em 2018, após mais de 40 anos em desenvolvimento, foi editado e lançado na Netflix. O filme tem no elenco os cineastas John Huston e Peter Bogdanovich.

Mubi

Bloqueio de Sergei Loznitsa é um documentário russo sobre o cerco de Leningrado que foi o mais longo da Segunda Guerra Mundial (900 dias). O filme apresenta imagens raras encontradas em arquivos de filmes soviéticos e nos permite refletir sobre cenas que comprovam o absurdo de toda e qualquer guerra. Filme importante que deveria ser exibido em faculdades, escolas e televisões abertas e fechadas para maior acesso do público.

Paramount

No canal Paramount estão disponíveis filmes que obtiveram sucesso mundial de bilheteria nos cinemas como Missão Impossível (1996) de Brian De Palma com Tom Cruise, Guerra Mundial Z (2013) de Marc Forster com Brad Pitt e Guerra dos Mundos (2005) de Steven Spielberg. Outras opções do canal são produções elogiadas pela crítica especializada como Peixe Grande e suas histórias maravilhosas (2003) de Tim Burton e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2001) Michel Gondry com Jim Carrey e Kate Winslet.

Cine SESC Virtual

Está disponível na plataforma SESC Digital o excelente Fale com Ela (2002), um dos melhores filmes do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Este filme foi aclamado pela crítica especializada e pelo público e ganhou o Oscar de Melhor Roteiro. Fale com Ela teve sucesso nos cinemas de Belém quando foi exibido em 2002.

Prime Vídeo

Somos tão Jovens (2013) de Antonio Carlos Fontoura é uma obra biográfica sobre a juventude do cantor Renato Russo, compositor e um dos integrantes da banda de rock brasileira Legião Urbana. O filme foi exibido nos cinemas em 2013.

YouTube

Grandes Esperanças (1938) de David Lean. Uma das melhores adaptações do clássico romance literário de Charles Dickens. Primeiro grande papel de Alec Guinness, um dos maiores atores do teatro e cinema, e um dos melhores filmes do cineasta britânico David Lean, de A Ponte do Rio Kwai (1957).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cine News
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS