Cineclube da Associação de Críticos: 58 Anos de Memórias e Cinema
No dia 1º de novembro de 2025, o Cineclube da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) completou 58 anos de fundação. Criado por Pedro Veriano, em 1967, com colaboração essencial de Luzia Álvares e apoio de vários críticos como Alexandrino Moreira e Acyr castro ao longo de sua história, o cineclube desempenhou — e continua desempenhando — um papel decisivo na formação e fortalecimento da cinefilia paraense.
Desde os primeiros anos, ainda sob o nome Associação Paraense de Críticos de Cinema (APCC), o cineclube construiu espaços de encontro, conversa e descoberta, indo muito além da simples exibição de filmes. Durante a década de 1970, por exemplo, sua atuação foi especialmente intensa, ocupando diferentes salas e auditórios, como o Cine Guajará, o Grêmio Literário Português e o Auditório de Odontologia da UFPA.
Nesses locais, formaram-se plateias curiosas, críticas e apaixonadas: espectadores que buscavam não apenas ver filmes, mas pensar cinema, debater linguagem, refletir sobre estética, política e sensibilidade. Eram sessões que exibiam obras inéditas em Belém, clássicos esquecidos, cinematografias distantes, movimentos modernos e experimentais — programações que, para muitos, foram verdadeiros ritos de iniciação cinéfila.
Com o passar das décadas, o cineclube transformou-se sem perder sua essência. Nos últimos anos, em parceria com espaços como o Cine Líbero Luxardo e Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes) e Cineclube Pedro Veriano (Casa da Linguagem), com entrada gratuita, segue cumprindo a missão de estimular o olhar, cultivar o debate e manter viva a consciência de que o cinema é uma arte que se realiza plenamente na experiência compartilhada. Assistir a um filme juntos é construir memória coletiva; é estabelecer vínculos entre afetos, história e imaginação.
Celebrar 58 anos é reconhecer que a cinefilia é uma prática de continuidade, um gesto diário, uma disposição para o encontro. Agradecemos a todos os espectadores, colaboradores, cineastas, críticos, estudantes e convidados que estiveram conosco ao longo dessas quase seis décadas de sessões, debates e descobertas.
Que o espírito cineclubista — esse impulso de ver, pensar, sentir e celebrar o cinema — permaneça vivo e diário, como uma chama que se renova a cada projeção e a cada olhar atento lançado à tela.
Vida longa ao cineclube. Vida longa à cinefilia paraense!
Lô
Aos admiradores do talento musical de Lô Borges, indico algumas obras fílmicas que ajudam a compartilhar e compreender sua importância para a música brasileira. "Lô Borges: Toda Essa Água": documentário que acompanha Lô Borges durante uma turnê com repertório musical dos discos "Clube da Esquina" e de seu primeiro álbum solo, o "Disco do Tênis". "Nada Será Como Antes": documentário sobre a história do movimento musical "Clube da Esquina" gerado a partir do disco de Milton Nascimento e Lô Borges.
Mostra
Dia 16/11, aconteceu o encerramento da II Mostra Pan-Amazônica de Cinema, no Cine Líbero Luxardo. Tive a oportunidade de assistir a alguns filmes desta edição e fiquei impressionado com o desenvolvimento do cinema indígena expresso em várias obras programadas. Parabéns a todos os realizadores e parceiros desta extraordinária ação de cultura cinematográfica!
Roda de Cinema
O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) realizará, no dia 27 de novembro (quinta-feira), às 18h30, uma nova edição da Roda de Cinema, dedicada à obra de Kleber Mendonça Filho, um dos principais cineastas brasileiros contemporâneos. O encontro acontecerá na Casa das Artes, com minha apresentação e coordenação, e contará com uma contextualização da filmografia do diretor. Após a exposição, haverá um debate aberto sobre O Agente Secreto que é um dos melhores lançamentos do ano nos cinemas!
Dicas da Semana
O Agente Secreto de Kleber Mendonça Filho. Com Wagner Moura. Um dos melhores filmes do ano (Cine Líbero Luxardo)
O Encouraçado Potemkim de Serguei Eisenstein. Celebração dos 100 anos de lançamento de um dos filmes mais importantes da história do cinema. Acompanhamento musical ao vivo com Paulo José Campos de Melo (Cineclube SINDMEPA, Terça-feira, dia 25/11. Horário: 19h. Entrada gratuita).
Palavras-chave