CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Papão engatilha passagem à final da CV

Carlos Ferreira

Os quatro gols e o empate traduziram o que foi o jogo. Nenhuma riqueza técnica, mas com intensidade e alternâncias. O resultado (2 x 2) foi tão frustrante para o São Raimundo quanto empolgante para o Paysandu, que fez o seu segundo gol nos acréscimos.

Em grande parte do jogo o São Raimundo pareceu mais ligado, mais determinado. E foi em duas desatenções da defesa bicolor que o time amazonense fez os seus dois gols. No entanto, o Papão teve imposição, reação e o talento de Ricardinho nos últimos 15 minutos. Sábado, na Curuzu, a decisão de quem vai à final. Papão mais aceso!

O que entender da convocação de Daniel Alves?

Justificando, Tite disse que a Seleção não joga com "lateral/ponta" e que o modelo de jogo é para lateral construtor, no jogo apoiado, o que Daniel Alves faz com excelência. Isso explica o fato de Rodinei, jogador de força, nem ter sido testado. Essa inadequação de características excluiu também Bruno Henrique, outro flamenguista, que mesmo na sua melhor fase não se encaixou na Seleção nem nos treinos.

É natural a polêmica pela idade de Daniel Alves (39 anos) e por ele não estar em boa fase. Fica por conta de cada um dar ou não dar crédito a Tite por essa aposta corajosa. Tite confia na superação física do atleta e aposta todas as fichas não só nas virtudes técnicas, mas também na liderança do consagrado lateral. Este colunista está entre os que dão crédito ao técnico da Seleção, também acreditando que Daniel Alves justificará em campo essa polêmica convocação.

BAIXINHAS

* O que Tite fala sobre "lateral construtor" está no pacote das transformações táticas do futebol. O sistema de linhas prende o lateral em posição defensiva, mas com funções na construção de jogadas, enquanto os atacantes de beirada são sacrificados no vai e vem de recomposição, combate e ataque.

* Vale a pena ficar atento a esses comportamentos táticos na Copa do Mundo, que veremos reproduzidos nos times daqui e de todas as regiões do mundo. Afinal, Copa é exposição e teste das mais novas propostas de jogo.

* Lateral direito Pará, 36 anos, natural de São João do Araguaia, ex-Santos, Flamengo, Grêmio e Brusque, manifesta interesse em jogar por Remo ou Paysandu em 2023. Ele manifestou esse desejo ao repórter Flávio Pará, que trabalha em Brusque. Quem pode  vir do Brusque para o Leão Azul é o zagueiro Everton Alemão, se não renovar com o clube catarinense.

* Vila Nova com força máxima, hoje, 20 horas, em Brasília, contra o Brasiliense do técnico Luan Carlos, torcedor declarado do Paysandu. O jogo de volta será sábado, 16 horas, em Goiânia. O jogo de Belém, entre Paysandu x São Raimundo, também no sábado, será às 18h30.

* Alexandre Finazzi, que em 2012 fracassou como jogador do Remo, é o técnico do Castanhal para o Parazão. Ele chegou no final da tarde de ontem à cidade modelo. Finazzi foi ídolo no Fortaleza e no Corinthians, os dois clubes onde fez mais sucesso como artilheiro.

* Parazão 2023 vai repetir o sistema de disputa, com os 12 times divididos em três chaves. Oito rodadas na primeira fase. Times de uma chave enfrentam os times das outras duas chaves. Classificação contada independente de chaves: todos em disputa igual. Fases seguintes serão quartas de final, semifinal e final. Início dia 22 de janeiro. Sorteio de chaves na próxima segunda-feira.

* Segundo Festival Gastronômico do Remo, agora na versão "na brasa". No próximo dia 19, encontro de azulinos motivado pela culinária, pelo amor ao Leão e música ao vivo. Vai ser na sede social do clube, das 11 às 20 horas. Ingressos (120 reais) à venda nas Lojas do Leão. 

Carlos Ferreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA