CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Claudinei, o homem da simplificação

Carlos Ferreira

Claudinei Oliveira mostra-se conservador na linguagem e na linha de ações. É um técnico que expressa simplicidade na postura e competência nas estratégias. Ele tem uma missão dificílima no Papão, mas já superou a etapa mais desafiadora ao restabelecer a identidade de time vencedor e mobilizar todos os segmentos do clube para o propósito urgente de sair da zona de rebaixamento.

Amanhã, o Papão não contará com a energia da torcida, como teve nas três vitórias recentes. Enfrentando o Avaí em Florianópolis, o time terá que ser mais tático do que nunca para ter possibilidade de pontuar. Um empate já seria um ótimo negócio.

"Portuga" promove leveza no Leão

Figura cativante, Antônio Oliveira foge ao perfil sisudo — e às vezes truculento — dos técnicos portugueses. É flagrante a leveza do ambiente azulino, manifestada por atletas nas entrevistas. Assim, Antônio Oliveira vai mantendo a linha agregadora que funcionou muito bem com Rodrigo Santana e Daniel Paulista.

Aparentemente, já houve o encaixe de ideias e de relacionamento do comandante com os comandados. Uma declaração muito significativa de Oliveira foi sobre seus planos de jogo, nos quais prioriza o conforto dos atletas, no sentido de não contrariar as características individuais. Isso é sempre determinante para a sintonia entre o técnico e o seu time — e vice-versa. Outro fator notado no "portuga" é o espírito de justiça e coerência em suas decisões.

A boa sintonia e harmonia serão testadas amanhã, na performance e na bravura do time azulino contra o Cuiabá.

BAIXINHAS

  • Efeito Cantillo. Vejamos como vão se comportar os volantes do Remo diante do Cuiabá. Luan Martins tem errado muitos passes por aparente limitação técnica, e Pavani, por achar que joga mais do que realmente joga. Cantillo chegou para ser a solução desse problema — a má construção de jogo — que se agravou com a lesão de Caio Vinícius.
  • Ronaldo Henrique tem sido "um técnico em campo" no Paysandu. Thiago Heleno também tem esse perfil, mas os dois não devem ser escalados juntos por estarem recomeçando. Fato é que o time bicolor vai precisar muito da liderança deles contra o Avaí, em um jogo que exigirá muita competência tática.
  • A próxima janela de transferências abre na quinta-feira. Isso indica muitas estreias no próximo fim de semana. O Remo, que enfrentará a Chapecoense, em Chapecó, tem na fila os zagueiros Kayky e Kauan, o volante Nathan Camargo e o meia Freitas — podendo surgir mais alguém.
  • Antônio Oliveira fez questão de lançar um alerta sobre o Cuiabá, mostrando que é um time com potencial e grande necessidade de redenção. Por isso, o técnico azulino entende que será um dos jogos mais difíceis do Remo no campeonato. Ao fazer o alerta, ele cobra empenho e esmero máximos dos seus atletas.
  • O Paysandu tem a maior sequência de jogos sem vitória (11) e também a maior sequência de vitórias (3). Já o Cuiabá, adversário do Remo, vem a Belém com a maior sequência de derrotas (3) nesta Série B. No geral, o Novorizontino tem a maior série de vitórias (5) e o Vila Nova, a maior série de derrotas (5).
  • Ex-azulinos Ytalo e Rodrigo Santana se reencontram no ABC. É possível que mais ex-jogadores do Leão cheguem ao clube potiguar, que vive dias de pressão na Série C. Pode ser o caso do volante Madison, que veio do ABC, onde tem grande prestígio, mas não emplacou no Remo 
  •  Agenda dos paraenses no fim de semana. Amanhã, às 16 horas Remo x Cuiabá, às 17 horas. Águia x Manauara, às 19:30 Avaí x Paysandu. Domingo, 17:30, Manaus x Tuna.  
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA