Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Carlos Ferreira

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro.

Cenário de possibilidades no Parazão

Carlos Ferreira

Seis jogos simultâneos, hoje, 15h30, decidindo três classificações e dois rebaixamentos: Paragominas x Remo, Paysandu x Águia, Itupiranga x Independente, Tuna x Bragantino, Tapajós x Gavião Kiykategê, Castanhal x Carajás. Com interdependências de resultados, emoção em profusão.

Cenário: Remo, Paysandu, Independente, Itupiranga e Tuna já estão classificados. Cinco times disputam três vagas: Castanhal e Águia, Bragantino com oito pontos, o Paragominas com sete e até o Carajás que tem cinco. O Pica Pau entra se ganhar do Japiim e o Bragantino perder para a Tuna. O Paragominas sai ser perder para o Remo. Com empate, as chances do Jacaré seriam mínimas. Mas, com vitória, o Paragominas só vai precisar que Castanhal ou Águia não vença.

De três, dois serão rebaixados

Carajás (cinco pontos e uma vitória), Tapajós (quatro pontos em quatro empates) e Gavião Kiykatejê (três pontos em três empates) são times laçados para o rebaixamento. Só um vai escapar.

O Carajás só precisa ganhar do Castanhal para se salvar. Ganhando, pode até ser um dos melhores terceiros e se classificar. Se empatar, poderá ser superado pelo Tapajós e cair. O Kikatejê só não cai de volta para a segunda divisão se ganhar do Tapajós e o Carajás perder para o Castanhal. Os dois rebaixados só poderão voltar à elite regional no Parazão 2023, disputando acesso na Segundinha de 2022.

BAIXINHAS

* Por que os clubes rebaixados em 2021 só podem retomar suas posições em 2023? A resposta está no Profut. A lei determina que os clubes profissionais de todas as competições do país já estejam definidos no ano anterior. Assim, clubes ilegais perante o Programa de Financiamento podem ser impedidos.

* Nesta fase do Parazão, se classificam os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros. A próxima fase, em "mata mata", vai ter 1° x 8°, 2° x 7°, 3° x 6°, 4° x 5° da classificação geral.

* O Remo está invicto há 10 jogos, contando com a final da Copa Verde. Mas o volante azulino Anderson Uchôa não sabe o que é derrota há 20 jogos. 

* Uchôa saiu do Paysandu sem perder os seus últimos 11 jogos (8 vitórias e 3 empates) e no Remo tem 6 vitórias e 3 empates. Última derrota no dia 9 de setembro: Paysandu 1 x 2 Jacuipense.

* Com o Papão classificado, Itamar Shulle poupa Yan, Jonnathan, Denilson, Paulinho, Nicolas, Igor Gularte e Robinho do jogo de hoje e deve promover a estreia do badalado volante Bruno Paulista. O meia João Paulo está fora por lesão e o lateral Israel por suspensão.

* Os últimos atletas inscritos no Parazão: meia Erick Flores e o volante Vinícius Kiss, do Remo. O Paysandu não inscreveu mais ninguém e só trará reforços para a Série C.

Carlos Ferreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA