Pelo terceiro ano consecutivo, Romaria da Acessibilidade reúne milhares de fiéis em Belém

A romaria tem recursos adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Bruna Dias Merabet
fonte

Neste sábado, 25, a partir das 8h, foi iniciada a Romaria da Acessibilidade, em Belém. A procissão mais recente da festa de Nazaré tem um trajeto de 1,45 km, percorrendo as avenidas Generalíssimo Deodoro e Brás de Aguiar, a Travessa Quintino Bocaiúva e a Avenida Nazaré.

O percurso foi finalizado às 9h38, sob bênção de Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará.

“Esta procissão mostra, de maneira bastante concreta, o que significa caminhar juntos. A Igreja é a Igreja peregrina, que caminha neste mundo rumo ao encontro com o Senhor. Nesta caminhada, respeitamos o ritmo de todos, cuidamos de todos, porque não queremos deixar ninguém para trás, pois Deus não deseja isso. Não se trata, portanto, de correr ou chegar primeiro, mas de caminharmos e chegarmos juntos até a meta da nossa peregrinação terrestre, que é Jesus Cristo, que é Deus!” disse Dom Júlio.

Reunindo milhares de devotos, o trajeto inteiro possuía recursos adaptados, com foco em pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O percurso contou com tradutor de Libras, audiodescrição, som reduzido, entre outros recursos de acessibilidade.

“Esta é a terceira edição da nossa mais nova romaria. A expectativa é que, a cada ano, mais famílias participem e se sintam seguras. A romaria é toda voltada para esse segmento da sociedade, com tranquilidade, som adaptado, atendendo a todas as necessidades dos profissionais da área para que eles possam estar tranquilos, e para que os familiares se sintam seguros. É um percurso pequeno, arborizado, feito para eles e confortavelmente seguro”, pontuou Antônio Souza, diretor-coordenador da Festa de Nazaré.

“Ouvimos os profissionais da área; são várias instituições que estão conosco, mais de dez, que nos orientam. Temos toda a infraestrutura preparada, com foco no que eles precisam. As famílias vêm com tudo preparado, incluindo pontos de apoio e abastecimento. Tudo é providenciado para que eles possam viver este momento com conforto. A infraestrutura é montada com base nas orientações dos profissionais da área”, acrescentou o diretor-coordenador.

VEJA MAIS

image Procissão da Festa, penúltima romaria da festividade nazarena, será neste domingo; veja o percurso
Realizada há mais de 100 anos, a Procissão da Festa reúne instituições que contribuíram para a realização do Círio

image Videomapping será projetado na fachada da Basílica durante o encerramento do Círio 2025
Após uma apresentação musical, a exibição ainda revelará o tema oficial do Círio 2026

image Romaria da Juventude reúne 60 mil fiéis em Belém em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré
Jovens demonstram seu amor e devoção à Nossa Senhora pelas ruas de Belém, em percurso de 5,4 km do bairro da Cremação até a Praça Santuário, em Nazaré

A Romaria da Acessibilidade foi lançada em agosto de 2023 pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Ao longo dos anos, mais adeptos têm se juntado à caminhada pelas ruas do bairro Nazaré.

image Daniela Barros veio acompanhar a filha Suellen Lobato que pagava uma promessa. (Ivan Duarte)

A mãe Daniela Barros veio acompanhar a filha Suellen Lobato, que estava pagando uma promessa. A jovem, de 26 anos, veio do distrito de Icoaraci até Belém, conduzindo sua cadeira de rodas elétrica em agradecimento pelas cirurgias realizadas. Ela operou a coluna e o pescoço para melhorar sua mobilidade.

“Estou muito feliz. Tenho muita fé”, disse a promesseira.

Emocionada, Daniela se disse surpresa com a promessa da filha, mas feliz pelas bênçãos recebidas e por ela ter herdado a devoção da família a Maria.

“Estávamos aguardando uma cirurgia e conseguimos. Quando ela fez dois meses, me contou que havia feito a promessa de agradecimento. Ela disse que queria fazer o trajeto até a Basílica. Não foi tão fácil, mas, independentemente disso, com fé, ela disse que ia conseguir. Foram seis horas de trajeto, guiando a cadeira de rodas com o pé”, explicou a mãe.

image Maria Auxiliadora Oliveira, de 54 anos (Ivan Duarte)

Maria Auxiliadora Oliveira, de 54 anos, fez o trajeto da romaria utilizando andador, acompanhada pela família. Com fé, ela agradecia à Nossa Senhora de Nazaré pelas bênçãos recebidas desde sua infância.
“Eu tenho paralisia desde 1 ano de idade. Minha mãe fez a promessa de que, se eu andasse, viria acompanhar o Círio com ela. Ela faleceu e, há oito anos, eu parei de andar novamente, ficando em cadeira de rodas.

Agora estou voltando a andar. Estou aqui pela fé que tenho em Nossa Senhora e em meu Senhor Jesus Cristo, que são a minha fortaleza. Concluir essa romaria toda com a fé que eu tenho é como ela me ensinou: Cristo fez andar, e Ela vai me fazer andar novamente”, disse a promesseira.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2025
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!