O que é o ‘Glória’? Conheça o local onde Nossa Senhora de Nazaré é ‘guardada’ na Basílica Santuário
O espaço foi inaugurado em 1920 para resguardar a imagem original da Rainha da Amazônia

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, santa nomeada carinhosamente pelos fiéis de Rainha da Amazônia, possui um local próprio para ser guardada. O espaço se chama Glória e é localizado na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Inaugurado em 1920, o altar é feito de mármore de Carrara, da Itália.
VEJA MAIS
A produção do espaço foi responsabilidade do escultor Antonio Bozzano, com apoio de Augusto Bozzano, seu filho. O Glória tem cerca de 15 toneladas, com cinco metros de altura e três metros de largura. Na peça de mármore, anjos em estilo barroco foram esculpidos para adornar o altar, como uma espécie de moldura. Coroando a Nossa Senhora de Nazaré estão dois anjos com asas abertas — cada um pesa cerca de 870 quilos.
Atrás da estrutura, há outra peça em mármore de Carrara. Essa, cravejada com pastilhas de ouro, é que sustenta a imagem da Padroeira dos Paraenses - protegida por uma caixa de vidro. O mosaico dourado se une ao formato de raios de luz, lembrando a irradiação solar e provocando realce à imagem da santa.
O mármore de Carrara é um dos mais famosos do mundo, original da região da Toscana. Extraído de montanhas da Itália, a pedra carrega características clássicas e elegantes. O Panteão, em Roma, foi construído com essa rocha, assim como as esculturas Davi e Pietà, de Michelangelo, e A Virgem Velada, de Giovanni Strazza.
(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA