Círio 2023: DFN inicia reparos nos carros de promessas e berlindas
Os carros vão ter as estruturas reparadas, receber retoques na pintura, além de uma revisão geral

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) já iniciou a manutenção dos 14 carros de promessas que participam da procissão do domingo e do traslado dos carros para o galpão da Companhia Docas do Pará (CDP), das quatro berlindas das outras 10 romarias e do carro berlinda das procissões das crianças e da festa, realizadas ao longo da quadra nazarena. A informação foi confirmada pela DFN nesta terça-feira (4).
VEJA MAIS
Os carros vão ter as estruturas reparadas, receber retoques na pintura, além de uma revisão geral. O serviço deve ser concluído em até 30 dias e é importante devido à quantidade de ex-votos (objetos de cera) que recebem durante as procissões. As berlindas, com exceção da berlinda da Trasladação e do Círio, também vão sofrer reparos.
“A Berlinda do Círio, que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, tem uma manutenção específica, portanto, apenas em agosto vamos fazer esses reparos, que consistem em limpeza e avaliação estrutural mais detalhada”, ressalta Antônio Sousa, diretor de procissões da DFN.
Integram o conjunto:
- carros do Círio de Nazaré,
- Berlinda,
- Carro de Plácido,
- Barca da Guarda Mirim,
- Barca Nova,
- Cesto de Promessas,
- Barca com Velas,
- Barca Portuguesa,
- Barca com Remos,
- Carro Dom Fuas,
- Carro da Sagrada Família,
- Carro da Saúde,
- quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré.
História
O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio lembra o milagre acontecido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. E foi a Rainha de Portugal, Dona Maria I, que ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA