Círio 2023: Belém terá ruas interditadas e desvios durante as procissões; veja as mudanças

As mudanças começam nesta sexta-feira (6) com o Traslado da Imagem Peregrina para Ananindeua

Gabriel Pires
fonte

Com a chegada das procissões do Círio 2023, diversas vias de Belém terão interdições e desvios em diversos trechos, visando garantir a fluidez e a segurança viária dos participantes das romarias. O anúncio foi feito pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) nesta quarta-feira (4). As mudanças começam na sexta-feira (6), com o Traslado da Imagem Peregrina para Ananindeua. As demais alterações seguem em outras romarias, como a Trasladação e a Grande Procissão, no domingo (8).

VEJA MAIS

image Círio 2023: tendas com atendimento médico oferecem suporte a romeiros que chegam na Grande Belém
A iniciativa, da Equatorial Energia e da Cruz Vermelha, seguirá até o dia 8 de outubro, na BR-316 e ao longo da avenida Augusto Montenegro

image Círio 2023: centenas de romeiros caminham rumo à Basílica de Nazaré, em Belém
Poucos dias antes da grande festa do Círio, grupos de fiéis caminham para a capital paraense motivados pela devoção

image Círio 2023: Imagem Peregrina visita o Complexo do Ver-o-Peso nesta quinta
A tradicional ida de Nossa Senhora ao "veropa" leva momento de fé aos feirantes

Traslado para Ananindeua e Romaria Rodoviária

A partir das 4h da manhã de sexta, a avenida Generalíssimo Deodoro será fechada a fim de assegurar um fluxo menos pesado e a segurança dos devotos que participam do Traslado para Ananindeua. Os bloqueios e orientação no trânsito a condutores e pedestres serão feitos por agentes da Semob e da Guarda Municipal de Belém (GMB). O bloqueio se estenderá de forma gradativa desde a Praça Santuário até o Entroncamento. 

A Romaria Rodoviária sairá da Igreja Matriz de Ananindeua às 5h30 do sábado (7), com destino ao trapiche de Icoaraci. Serão 24 quilômetros em três horas, com expectativa de 250 mil participantes. Agentes da Semob, como o apoio da GMB e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) atuarão na desobstrução dos principais acessos do distrito, bem como na obstrução de vias secundárias visando a fluidez no deslocamento da procissão até o trapiche.

Pontos operacionais

No sábado, durante a Trasladação, e no domingo do Círio serão interditadas as seguintes vias: avenida Visconde de Souza Franco com as esquinas da avenida Marechal Hermes, rua Belém e avenida Governador José Malcher / Avenida Assis de Vasconcelos, na intercessão com as ruas Aristides Lobo, Ó de Almeida, Manoel Barata, 28 de Setembro, Oswaldo Cruz e Gaspar Viana. / Travessa Piedade nos cruzamentos com a rua Municipalidade e avenida Marechal Hermes.

As vias que compõem o trajeto das procissões, como as avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Presidente Vargas, Boulevard Castilhos França, Portugal e Rua Padre Champagnat estarão totalmente interditadas durante a realização das procissões.

Romaria Fluvial e Motorromaria

A Romaria Fluvial sairá às 8h do trapiche de Icoaraci com chegada na escadinha do cais do Porto. Serão 10 milhas marítimas percorridas - em torno de 18,5 km - com duração de duas horas e previsão de 50 mil participantes. A procissão das motos sairá por volta de 11h30 e percorrerá 2,5 km até o Colégio Gentil, em uma hora, com previsão de 45 mil participantes.

A Semob estará com equipes na escadinha do cais do Porto e dará apoio ao cortejo do Arraial do Pavulagem, que sairá da Praça dos Estivadores até a Praça D. Pedro II. Os agentes farão o ordenamento do trânsito para garantir a segurança dos condutores e dos participantes. 

Corredores livres

A novidade é a liberação de quatro corredores de trânsito no sábado (7) e no domingo (8), durante a Trasladação e Círio, enquanto as procissões não estiverem passando. Na avenida Nazaré, serão liberadas as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant. E na avenida Presidente Vargas, as confluências com as ruas Oswaldo Cruz e Gaspar Viana. A medida atende às demandas dos moradores do entorno, possibilitando que circulem pelas vias desse trajeto.

Remoção de veículos

O supervisor Elias Jardim, da Semob, orienta os condutores para que, até o meio-dia de sábado, retirem os veículos estacionados nas vias do trajeto. Às 14h, essas vias serão interditadas a partir da avenida Nazaré com a travessa 14 de março, seguindo pelas demais que compõem o trajeto das procissões. “Após esse horário, os veículos estacionados nesse perímetro serão removidos para uma área próxima do Palácio Antônio Lemos”, explicou o supervisor.

Mudança de Itinerários de linhas

Também haverá alteração no itinerários das linhas que operam nos corredores das avenidas Pedro Álvares Cabral e Governador José Malcher. Segundo o coordenador de fiscalização de vistoria Raimundo Rodrigues Neto, o ponto de desvio dessas linhas será na avenida Visconde de Souza Franco, tanto no sábado como no domingo. 

Segundo ele, os ônibus que chegam pela Pedro Álvares Cabral farão o contorno e retornarão pela Pedro Álvares Cabral a destino. Já os que chegam à Doca pela José Malcher serão direcionados para a travessa Jerônimo Pimentel, a destino. Os coletivos que circulam pela avenida Conselheiro Furtado seguirão normalmente sua rota pela travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, avenida 16 de Novembro, rua dos Mundurucus, a destino. 

Agentes de transporte estarão nesses pontos orientando os motoristas de ônibus quanto a essa alteração de itinerário, a partir de 14 horas do sábado e, no domingo, a partir das 5 da manhã.

Funcionamento BRT

Para garantir a segurança dos romeiros, o sistema BRT funcionará de forma parcial na manhã de sexta-feira (6), por conta do traslado para Ananindeua e serão necessários alguns períodos de interrupção da operação do sistema. No sábado (7), as estações e terminais do sistema BRT funcionarão normalmente até as 14h. 

Após este horário, apenas o Terminal Mangueirão manterá o funcionamento das integrações das linhas alimentadoras. Os ônibus troncais irão operar pela pista lateral. No domingo (8), não haverá operação do BRT, somente a integração das linhas alimentadoras e troncais no Terminal Mangueirão.

(*Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!