CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: Romaria dos Corredores no sábado (22) é a próxima procissão com a Virgem de Nazaré

Essa é uma das romarias oficiais mais recentes, que entrou para o calendário de procissões em 2014, já atendendo uma tendência com vários corredores que acompanhavam outras procissões

Victor Furtado

A próxima procissão oficial do Círio de Nazaré 2022 será a Romaria dos Corredores, que ocorre no sábado (22), a partir das 5h30. Serão 7 quilômetros de percurso, com saída e chegada na praça Santuário. Como não se trata de um evento competitivo, não há qualquer proposta de medalhas, cronometragem ou qualquer outro elemento mais ligado ao esporte profissional.

A expectativa é de que 3 mil corredores participem da procissão, segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Estado do Pará (Dieese-PA) que é uma das mais jovens entre as 13 romarias oficiais.

Em 2014, a ideia de uma procissão formada apenas por corredores foi sugerida por uma comitiva de corredores de rua da capital paraense. O pedido foi aprovado pela Arquidiocese de Belém e DFN no mesmo ano. Já havia uma tendência para isso ocorrer, já que muitos corredores acompanhavam o Traslado para Ananindeua e a Romaria Rodoviária, duas procissões que nem tinha perfil e segurança para quem estava a pé. E já havia uma procissão exclusiva para ciclistas.

LEIA MAIS SOBRE CÍRIO

Inscrições para Corrida do Círio 2022 terminam nesta terça-feira (18); saiba como fazer
A prova ocorre no próximo domingo (23), às 6h, com a chegada e a largada no Portal da Amazônia

Fiéis vão às ruas de Marabá em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré
Milhares de promesseiros ocupam as ruas no 42º Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Castanhal realiza a 24ª romaria de Nossa Senhora de Nazaré
O calendário das procissões começou na sexta (14), as 16h, com a Romaria dos idosos com cerca de seis quilômetros de percurso que começa na igreja de Nossa Senhora de Nazaré, na vila do Apeú até a Catedral Mãe de Deus. No sábado aconteceu a carreata que percorreu todas as 35 paróquias do município.

Círio 2022: Romaria da Juventude retorna e leva ‘carisma e fé’ às ruas de Belém
A procissão está de volta aos moldes tradicionais após dois anos de pandemia. Neste ano, a saída da berlinda ocorreu na Paróquia São José de Queluz, no bairro de Canudos

Durante a Romaria dos Corredores, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré seguirá no carro Berlinda, com decoração de Djan Slaviero, numa velocidade baixa para que os romeiros possam acompanhar num ritmo menos intenso e de baixo impacto. Outro detalhe é que a romaria e a Corrida do Círio são eventos diferentes.

“O evento não tem caráter competitivo, portanto não há cronometragem nem premiação. A DFN também não produz camisa oficial, isso fica a critério de cada grupo”, reforça Antônio Sousa, diretor de procissões da DFN. Ele destaca que não há necessidade de inscrição prévia. Ao final da Romaria, com chegada à praça Santuário, haverá benção dos padres Barnabitas.

 

Confira o percurso da Romaria dos Corredores

  • avenida Nazaré
  • avenida Generalíssimo Deodoro
  • avenida Conselheiro Furtado
  • travessa Padre Eutíquio
  • rua João Diogo
  • rua Coronel Fontoura
  • travessa Dom Pedro I
  • rua Padre Champagnat
  • rua Siqueira Mendes
  • avenida Portugal
  • avenida Tamandaré
  • rua Gama Abreu
  • avenida Nazaré
  • chegada na praça Santuário
Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!