Círio 2022: Romaria da Juventude retorna e leva ‘carisma e fé’ às ruas de Belém

A procissão está de volta aos moldes tradicionais após dois anos de pandemia. Neste ano, a saída da berlinda ocorreu na Paróquia São José de Queluz, no bairro de Canudos

Amanda Martins

Considerada como uma das procissões mais animadas da festividade do Círio de Nazaré, a Romaria da Juventude conseguiu reunir cerca de 35 mil jovens, que trouxeram  toda a alegria e jovialidade na condução da Imagem Peregrina por sete ruas de Belém, na tarde de sábado, 15.

VEJA MAIS

image Círio 2022: casal levará filha vestida de anjo para a Romaria das Crianças, neste domingo (16)
Os pais vão agradecer Nossa Senhora de Nazaré pela saúde da criança, que tem nove meses de idade

image Castanhal realiza a 24ª romaria de Nossa Senhora de Nazaré
O calendário das procissões começou na sexta (14), as 16h, com a Romaria dos idosos com cerca de seis quilômetros de percurso que começa na igreja de Nossa Senhora de Nazaré, na vila do Apeú até a Catedral Mãe de Deus. No sábado aconteceu a carreata que percorreu todas as 35 paróquias do município.

image Círio 2022: Ciclorromaria chega ao fim após pouco mais de duas horas de procissão por Belém
Muitos ciclistas não terminaram o trajeto de 14 km, mas a participação estimada é de cerca de 10 mil pessoas

Essa procissão é uma das duas oficiais que todos os anos têm um percurso diferente. Neste ano, a romaria saiu da Paróquia São José de Queluz, na Avenida Cipriano Santos, no bairro de Canudos e chegou à Praça Santuário - o destino final - por volta das 19h, após quase três horas de romaria e 5 km percorridos

Assista ao vídeo:

O cortejo religioso foi marcado por uma mar de devoção e chuva de papéis picados, além de um reencontro dos jovens  com Nossa Senhora, após dois anos de pandemia - onde a celebração não pode ser feita. Antes da berlinda sair  oficialmente da Paróquia São José de Queluz, nos arredores da igreja já encontravam-se lotados de devotos e grupos católicos que estavam animados  para a procissão. A missa que antecedeu a Romaria de Juventude foi presidida pelo bispo auxiliar  da Arquidiocese de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro.  

image Círio 2022: cerca de 50 toneladas de resíduos foram recolhidos durante o Círio e a Trasladação
O recolhimento faz parte do projeto Ecocírio; o balanço foi divulgado pela Diretoria da Festa de Nazaré nesta sexta-feira (14)

image Círio 2022: banda católica Ministério Seráfico causa comoção em público ao homenagear Nossa Senhora
Durante a apresentação no Círio Musical, o grupo católico convidou Júlio Cezar, do Nosso Tom, e o Padre Cavalcante para cantar canções que foram feitas em conjunto com a banda

image Círio 2022: Rosa de Saron atrai grande público jovem para o Círio Musical
Banda católica teve a apresentação mais aguardada do evento

A estudante Ana Clara Goyssoto, de 15 anos, acompanhou pela primeira vez a romaria neste ano. Ela, que estava com a madrinha Rose Miranda - que há anos acompanha a procissão - , não participou da Santa Missa, mas afirmou que estava com uma expectativa muito alta para ir junto  ao lado da berlinda. 

image A estudante Ana Clara ao lado da madrinha Rose Miranda  (Thiago Gomes / O Liberal)

“Sempre escutei dizer que era muito divertido e tinham muitos jovens. Venha agradecer minha saúde, meus estudos, pois tudo gira em torno de Nossa Senhora de Nazaré”, disse Ana Clara. 

Já o autônomo Geraldo dos Santos costuma vir todos os anos acompanhar a Romaria da Juventude.  Para ele, o mais encantador é ver de perto a “fé e o carisma" de muitos jovens que sonham em seguir os passos de Nossa Senhora. Durante a procissão, Geraldo disse que não pretendia pagar nenhuma promessa, pois todas foram feitas durante o Círio, no domingo passado. O rapaz foi andando do bairro Águas Lindas até a Basílica Santuário. 

Viver a Romaria da Juventude 

A procissão percorreu sete ruas de Belém e para animar os jovens que participam da romaria, um trio elétrico com uma banda que tocavam músicas católicas e louvavam Nossa Senhora de Nazaré foi locado para “guiar” o percurso até o destino final.  Nem o calor das 16h da tarde conseguiu desanimá-los, famílias, adolescentes e crianças vibraram muito e foram os responsáveis por fazer a romaria tornar-se ainda mais bonita de se ver e viver.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando a cadeirante Luzia Barbosa Fração foi suspendida para chegar mais perto da Imagem Peregrina, durante a passagem da Santa na Conselheiro Furtado. A jovem não conseguiu conter a emoção e exalava uma alegria contagiante: “Pelos milagres que Ela fez na minha vida. O milagre de eu estar viva até hoje. Meu coração está muito feliz. É inexplicável a felicidade e o amor que estou sentindo”. 

image Luzia Fração teve a oportunidade chegar perto de Nossa Senhora de Nazaré  (Amanda Martins / Especial O Liberal)

Homenagens 

Este ano a Berlinda foi enfeitada com flores de vários tons de rosa e a decoração foi feita por Simone Cosme. Além de receber agradecimentos dentro da própria romaria - com orações e músicas que exaltavam o amor por Nossa Senhora -, Ela também recebeu homenagens de moradores dos bairros onde a berlinda passou. Neste ano, a Imagem Peregrina não conseguiu descolar-se para a rua da dona Ana Couto, de 70 anos, mas  a aposentada deu um jeito de agradecer as bênçãos dadas pela Rainha da Amazônia.

image Dona Ana Couto ao lado da sua berlinda personalizada  (Thiago Gomes / O Liberal)

Na esquina da Travessa 14 de Março, dona Ana montou um mini altar com uma berlinda - enfeitada à mãos pela senhora - recheada de flores rosas e amarelas. Ela afirmou que não podia deixar de estar pertinho da Santa. 

“Tudo para a Nazinha é gratificante. Já recebi muitas graças. Uma delas é a minha filha que passou quatro meses na UTI e estava designada. Hoje, ela não tem fígado e nem estômago, mas está bem, foi salva.   É a prova que a fé. Minha filha acompanhou a procissão de mais cedo em gratidão”, afirmou a aposentada. 

Retomada

O diretor coordenador da Festa de Nazaré, Antônio Salame, disse que é uma “grande felicidade” poder retomar a Romaria da Juventude após dois anos de pandemia. “A gente vê essa juventude pulando não somente no carnaval, mas louvando a Deus e Nossa Senhora. Estamos rezando para que essa juventude se afaste das drogas, e se aproxime mais de Deus. Que Nossa Senhora mostre suas virtudes a eles”, declarou. 

image Berlinda chegando à Basília Santuário  (Thiago Gomes / O Liberal)

Os sinos da Basílica anunciaram a chegada triunfante da berlinda que acompanhou a romaria. Por volta das 19h, a Imagem Peregrina "desembarcou" na Praça Santuário, em Nazaré, e foi recebida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. A procissão terminou com uma Santa Missa celebrada dentro da igreja pelo dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, bispo coadjutor de Bragança. 

 

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM