CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: Ciclorromaria chega ao fim após pouco mais de duas horas de procissão por Belém

Muitos ciclistas não terminaram o trajeto de 14 km, mas a participação estimada é de cerca de 10 mil pessoas

Fabyo Cruz e Victor Furtado

Após 2h10, a Ciclorromaria do Círio de Nazaré 2022 chegou ao fim. A Imagem Peregrina retornou para a Basílica Santuário. Muitos dos cerca de 10 mil ciclistas que participaram não chegaram ao fim da procissão, que é a oitava entre as 13 romarias oficiais e uma das mais rápidas. Ao todo, foram 14 km de percurso. Ainda neste sábado (15), ocorre a Romaria da Juventude, saindo da paróquia de São José de Queluz, no bairro de Canudos, às 16h, em direção à Basílica.

VEJA MAIS

Círio 2022: ciclistas louvam a Virgem de Nazaré na Ciclorromaria neste sábado (15)
Cerca de 10 mil ciclistas são esperados para cumprir os 14 km de procissão cicloviária, tendo como saída e chegada a Basílica Santuário

Círio 2022: 'A vida precisa de duas rodas', diz bispo auxiliar para ciclistas na Ciclorromaria
Para dom Antônio Assis, mesmo que está na procissão mais por esporte e lazer, será sensibilizado pela fé e pelas mensagens da Virgem de Nazaré

Círio 2022: metade do percurso da Ciclorromaria é concluído em uma hora
Ao todo, uma das mais rápidas procissões tem um trajeto de 14 km e previsão de conclusão em duas horas

Ao final da Ciclorromaria deste ano, as duas bicicletas que se destacarem na decoração e criatividade, inspiradas na Virgem de Nazaré, foram premiadas pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN): um deles trazia uma grande imagem da Virgem de Nazaré feita com ramos e outro foi o "triciclo de Maria". O maior grupo de pedal, representado com uniforme, também foi premiado: o Pedalando com Maria, do bairro do Icuí-Guajará, de Ananindeua. As missas alusivas à procissão foram presididas pelo bispo auxiliar de Belém, dom Antônio Assis.

Na praça Santuário, vários devotos saudavam a Virgem de Nazaré, que voltou a aguardar a visita dos devotos e esperando a Romaria da Juventude.

A Ciclorromaria chegou ao fim após 2h10 de procissão ao longo de 14 km (Fabyo Cruz / O Liberal)

História da Ciclorromaria começou em 2004

A Ciclorromaria foi criada em 2004, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci. É uma das procissões mais recentes entre todas as romarias do calendário oficial do Círio de Nazaré. A mais nova de todas é a que agora é a primeira da agenda da Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré.

Todos os anos, o trajeto é: praça Santuário, avenida Nazaré, avenida José Bonifácio, avenida José Malcher, travessa 9 de Janeiro, travessa Antônio Barreto, Doca, Domingos Marreiros, avenida Alcindo Cacela, avenida José Malcher, travessa Dr. Moraes, Braz de Aguiar, Serzedêlo Corrêa, avenida Gentil Bittencourt, travessa 3 de Maio, avenida Conselheiro Furtado, avenida Generalíssimo Deodoro, rua dos Caripunas, travessa Quintino Bocaiúva e retorno pela avenida Nazaré, rumo à Basílica Santuário.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!