MENU

BUSCA

Círio 2022: 'Não tínhamos expectativa de estar aqui sem máscara', diz diretor da Festa de Nazaré

A Procissão da Festa começou já em clima de despedida do Círio 2022, com agradecimentos das pessoas que trabalharam nas romarias

Daleth Oliveira

Sendo a penúltima romaria oficial do Círio de Nazaré, a Procissão da Festa deste ano começou em clima de despedida e agradecimento pela retomada dos eventos da quadra nazarena nas ruas, após dois anos de pandemia de covid-19. Antônio Salame, diretor-coordenador da Festa de Nazaré (DFN), disse que era um momento de agradecer, já que até o início deste ano, o cenário da pandemia seguia trazendo incertezas sobre o formato das romarias. "Essa procissão é um momento para todas as pessoas que trabalham nas romarias poderem agradecer e pedir bênçãos, inclusive a própria imprensa", comentou.

"A grande graça que recebemos foi superar a pandemia. No início do ano, não tínhamos essa expectativa de estar aqui, neste momento sem máscara, celebrando o dom da vida e agradecendo à Nossa Senhora por tudo. Quando estamos com ela, não nos perdemos na vida", disse Antônio Salame. 

VEJA MAIS

"Sensação de que estava começando", diz coordenador da Guarda de Nossa Senhora

Renato Neves, coordenador da Guarda de Nossa Senhora, destacou que mesmo sendo uma procissão mais tranquila e um tanto voltada a quem trabalha no Círio — como a própria guarda —, a sensação é de que o Círio de Nazaré está só começando. Até porque é véspera do Recírio, quando já começa a preparação para as festividades do ano seguinte.

"Foram dois anos sem o povo na rua, então já dá um pouco esse sentimento de saudade. Quando chegamos hoje à igreja, parecia que estava começando, mas já estamos nos despedindo", disse Renato, se preparando para acompanhar a penúltima romaria oficial do Círio de Nazaré 2022.

Círio 2022: Procissão da Festa é a penúltima romaria e deve reunir 5 mil devotos nas ruas
É a terceira mais antiga das romarias oficiais do Círio, com registos históricos desde 1881 e curiosidades que fazem dessa uma das procissões mais diferentes

Romaria dos Corredores: devotos agradecem por graças alcançadas, sobretudo pela saúde
Maria Belém, de 55 anos, correu em gratidão à recuperação da irmã, de 59 anos, acometida por câncer de mama

A expectativa é de que o percurso de 2,4 km da Procissão da Festa, saindo da Capela do Sagrado Coração de Jesus, rumo à Basílica Santuário, seja concluído em duas horas. Cerca de 5 mil pessoas participam, pelas estimativas da DFN.

Círio