MENU

BUSCA

Círio 2022: Trasladação chega ao fim após quase cinco horas de procissão; vídeo

A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré é de que 1,4 milhão de fiéis participaram da "Procissão da Luz"

O Liberal

Chegou ao fim, por volta de 22:40, a Trasladação, a segunda maior procissão (em quantidade de pessoas) da Festividade do Círio de Nazaré, que começou por volta de 17h46 deste sábado (8). Reveja como foi a procissão, minuto a minuto!

VEJA MAIS

Veja fotos da Trasladação de 2022 após dois anos sem romarias do Círio
Imagens foram capturadas por repórteres fotográficos de O Liberal; confira

Círio 2022: saiba que horas começa, o trajeto da berlinda e quanto tempo dura
O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo; o seu início está previsto para as 7h, após a missa do Círio, na Catedral da Sé

Círio 2022: após mais de 1 hora de procissão, Trasladação encanta com luzes de velas e promesseiros
A Trasladação tem percurso de 3,700 quilômetros

Ao todo, foram quase cinco horas de romaria - 50 minutos a menos do que o previsto pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) -, que começou no Colégio Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré, e terminou na Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, em um percurso de 3,7 quilômetros. A estimativa dos órgãos de segurança é de que 1,4 milhão de fiéis participaram da "Procissão da Luz".

Ao longo do trajeto, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré recebeu diversas homenagens, com destaque para os moradores do Edifício Manoel Pinto da Silva, que enfeitaram as sacadas e jogaram uma chuva de papel picado na passagem da Santa; a tradicional homenagem do Banco da Amazônia, com diversas atrações e uma chuva de pétalas de rosa e queima de fogos; e o Banco do Brasil, que promoveu uma chuva de fitas coloridas de papel que deixou boa parte da berlinda coberta.

No final do percurso na Avenida Presidente Vargas, já nas proximidades da Boulevard Castilhos França, as estações que dividem a corda ligada à berlinda foram desatreladas e a procissão seguiu com maior fluidez. Pouco mais de meia hora depois do desatrelamento das estações, a Trasladação chegou ao fim. Também houve diversos relatos de que fiéis estavam cortando a corda, mas a informação não foi confirmada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

Na Catedral da Sé, uma mutidão de devotos já aguardavam a chegada da Santa, que foi recebida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira e pelo cônego Roberto Cavalli, cura da Sé. A Imagem Peregrina foi retirada da berlinda pelo diretor coordenador da DFN, Antônio Salame.

Confira outros detalhes da Trasladação 2022:

Círio 2022: estações são desatreladas e Trasladação segue só com núcleo da berlinda
A previsão é que a procissão chegue à Catedral Metropolitana por volta de 23h30

Círio 2022: moradores do Edifício Manoel Pinto prestam homenagem à Nossa Senhora neste sábado
A Trasladação ocorre neste sábado (8), após dois anos de romarias suspensas

Círio 2022: Imagem Peregrina recebe homenagens do Banco do Brasil durante a Trasladação
Uma chuva de fitas coloridas de papel deixou boa parte da berlinda coberta

Círio 2022: Nossa Senhora de Nazaré recebe homenagens do Banco da Amazônia
O Basa é um dos mais tradicionais pontos que prestam homenagens na Trasladação

Círio 2022: berlinda da Trasladação é decorada com rosas e orquídeas chuva de ouro
No nicho central onde fica a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, pequenas rosas (rosa spray), em tom fúcsia fazem o adorno da base com um leve contraste aos tons claros do manto