Império Pedreirense pode entrar com recurso contra empate com Bole-Bole

As duas escolas foram definidas campeãs do Carnaval de Belém 2024 após igualdade de notas nos quesitos de desempate

Vito Gemaque
fonte

A agremiação Embaixada de Samba do Império Pedreirense deverá entrar com recurso contra o resultado da apuração do desfile das escolas do grupo especial do Carnaval de Belém de 2024, em que terminou empatada com a Associação Carnavalesca Bole-Bole, dividindo o título de campeã. Segundo informação das Escolas de Samba Associadas (ESA), a direção da escola se prepara para recorrer da decisão dos jurados.

O recurso deverá ser analisado pelo departamento jurídico da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), que também ouvirá a Associação Carnavalesca Bole-Bole e depois emitirá um parecer. A reportagem tentou contato com a direção do Império Pedreirense e com a Fumbel, mas não obteve retorno.

VEJA MAIS

image Império Pedreirense e Bole-Bole são campeãs do Carnaval 2024 do grupo especial de Belém
Até o penúltimo quesito a agremiação do Guamá seguia na frente, mas, acabou alcançada pela Embaixada de Samba do bairro da Pedreira

image Bole-Bole se consagra bicampeã do Carnaval de Belém e faz a festa no Guamá
Escola também conquistou título de 2023. Neste ano, a associação carnavalesca desfilou com o tema “Juriê, a fantástica energia da Amazônia Paraoara”

image Império Pedreirense faz festa na Pedreira para comemorar 7º título do Carnaval
Escola levou para a avenida o samba-enredo “Em Belém de Nazaré tem Reza, Batuque e Samba no Pé” parta a avenida.

 

O presidente da Bole-Bole, Paulo Alcântara, já havia tomado conhecimento da informação do possível recurso do Império Pedreirense, mas, diz estar confiante que o resultado será mantido como prevê o regulamento.

“A gente já está avaliando com a nossa assessoria jurídica, que está se reunindo, mas o que aconteceu é que após dois quesitos de desempate continuamos empatados. No artigo 35 diz que nestes casos a comissão julgadora promoverá os dois campeões. Então, não vejo assim como algo que possa tirar o título da gente. A não ser que a comissão julgadora volte atrás de uma decisão que já está nos jornais, nas rádios, e que todo mundo anunciou”, declarou em entrevista exclusiva ao Grupo Liberal.

Este foi o quinto título da Bole-Bole no Grupo Especial de Belém, que este ano se sagrou bicampeã - depois de vencer também o Carnaval 2023 - e ainda festejou 40 anos de história. Nem a chuva pesada que caiu na noite do desfile atrapalhou a conquista do título. “Nós estávamos muito confiantes no nosso trabalho. Todo mundo reclama da chuva, mas, nós não reclamamos, porque a chuva estava no nosso enredo. Isso ajudou muito. A escola cresceu assustadoramente”, relembra Paulo.

Empate

A Embaixada de Samba do Império Pedreirense e a Associação Carnavalesca Bole-Bole foram campeãs do grupo especial do Carnaval de Belém em um empate inédito, com 199,8 pontos, na apuração realizada na última quarta-feira (6), no auditório da Aldeia Cabana David Miguel, na Pedreira. O empate se manteve nas notas dos quesitos de desempate, que eram comissão de frente e bateria, após o descarte da nota mais baixa.

“Hoje a Embaixada Pedreirense, exercendo o seu direito, contestou o resultado. É um direito legítimo, e agora o jurídico da Fumbel vai reavaliar e notificar a Bole-Bole para se manifestar. E, realmente, neste caso a ESA é neutra na medida em que defende os interesses dos associados. É a Fumbel que decide”, afirmou o presidente da ESA, Fernando Gomes, o Guga. Mesmo com a contestação, Fernando fez questão de enfatizar que o clima entre as escolas é de amizade.

“Esse empate e a disputa acirrada traduz o quanto o Carnaval de Belém foi bonito neste ano, com belos desfiles, com muita organização, com as escolas tendo tempo para se apresentar. Foi um Carnaval bem equilibrado, com várias escolas beliscando o primeiro lugar. Houve momentos em que o Acadêmicos ficou em primeiro, depois ficou atrás da Bole-Bole. Isso mostra como as escolas estavam fortes. Essa discussão não está sendo truculenta, ninguém está brigando. É uma reivindicação do presidente da Embaixada (do Império Pedreirense) que é legítima”, destacou Guga.

Durante a apuração, no penúltimo quesito, a Embaixada de Samba do Império Pedreirense alcançou a Associação Carnavalesca Bole-Bole, do Guamá, que seguia na frente durante boa parte da apuração. A Acadêmicos da Pedreira ficou em segundo lugar e, em terceiro, o Império de Samba Quem São Eles.

Outra mudança em relação aos anos anteriores foi o rebaixamento de três escolas em 2024. Caíram para o Grupo 1, conhecido como grupo de acesso, as escolas de samba Xodó da Nega, Matinha e Os Colibris. Subiu para o grupo especial a Mocidade Olariense. Em 2025 devem cair duas escolas, e uma do Grupo 1 subirá para que fiquem oito no Grupo Especial.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carnaval
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!