MENU

BUSCA

STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por unanimidade

Deputada federal e hacker Walter Delgatti foram condenados por invasão aos sistemas do CNJ

Hannah Franco | Especial em O Liberal

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica, relacionados à invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O julgamento foi finalizado nesta quarta-feira (14), em plenário virtual.

Além da parlamentar, Walter Delgatti Neto também foi condenado a oito anos e três meses de prisão, em regime inicialmente fechado. O hacker já cumpre prisão preventiva e também foi responsabilizado pelos mesmos crimes. O ministro Alexandre de Moraes determinou ainda que ambos paguem uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos.

VEJA MAIS

Moraes rejeita pedido de Zambelli para suspender julgamento no STF
Segundo a PGR, Zambelli e Delgatti foram responsáveis pela criação e inserção de documentos falsificados no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Moraes vota por Zambelli pegar 10 anos de prisão por invasão ao CNJ
Ministros têm até sexta-feira para registrar o voto

A decisão do STF prevê a perda do mandato de Zambelli, que será efetivada após o trânsito em julgado da ação, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso. A condenação também torna a deputada inelegível. O relator do caso propôs a pena de dez anos de prisão em regime fechado.

Votaram pela condenação os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. A decisão da Primeira Turma foi unânime.

Brasil