CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Recenseadores: IBGE tem no radar mobilização por greve devido a pagamento em atraso

Greve nacional pode ser deflagrada a partir do dia 1º de setembro

O Liberal
fonte

Recenseadores contratados temporariamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que já estão em campo coletando dados de brasileiros para o Censo Demográfico 2022, têm se mobilizado em redes sociais para uma greve nacional a partir do dia 1º de setembro por melhores condições de trabalho. Eles alegam também pagamentos em atraso. As informações são da Agência Estado.

Os trabalhadores vêm se manifestando nas redes sociais oficiais do órgão sobre os problemas enfrentados e convocando outros colegas temporários para a paralisação. Questionado pela reportagem sobre o motivo para o atraso na liberação de pagamentos, o IBGE respondeu que a explicação "é de ordem operacional". "Não é um problema de caixa", acrescenta.

"O IBGE tem ciência de uma mobilização de recenseadores", respondeu o instituto. "O Instituto está comprometido em extinguir os atrasos nos pagamentos a partir de mudanças e simplificações nos processos, que serão divulgadas em breve. O IBGE reafirma o compromisso e a responsabilidade de honrar as suas obrigações em remunerar devidamente todos aqueles que vêm trabalhando na operação censitária", completou.

IBGE pede desculpa

O IBGE divulgou um pedido público de desculpas aos recenseadores, em postagem em suas redes sociais na última terça-feira, 23. Na publicação, o instituto reconhece o atraso do pagamento da ajuda de treinamento e de locomoção, e também a demora na liberação do pagamento do trabalho de coleta.

"Agradecemos o empenho e a dedicação de todos os Recenseadores com o #Censo2022 e pedimos desculpas pela demora na liberação do pagamento do trabalho de coleta e transtornos causados pelo atraso do pagamento da ajuda de treinamento e de locomoção. Em breve, informaremos sobre mudanças e ajustes nos processos de pagamento", diz o texto da postagem do perfil oficial do IBGE no Twitter, Facebook e Instagram.

VEJA MAIS

image IBGE lança Censo 2022 em comunidade quilombola do Pará
A abertura dos trabalhos de coleta junto a essa população ocorreu no território Quilombola Guajará Miri, no município do Acará

image Ananindeua: IBGE realiza coleta domiciliar para censo demográfico 2022
Ananindeua, segunda maior população do Estado, tem 400 recenseadores executando a coleta de 145 mil domicílios

image No primeiro dia do Censo, perfil do IBGE no Twitter é atacado por hackers
O IBGE alertou aos gestores das redes sociais do instituto e área de informática do órgão reestabeleceu a conta

O órgão garante ainda que está comprometido em reduzir os prazos para os pagamentos. Segundo o instituto, os recursos solicitados até o último dia 18 de agosto para cobrir despesas com locomoção e diárias já foram regularizados, mas ainda há demandas em aberto sobre o ressarcimento da ajuda de custo prometida pelo tempo de treinamento dos temporários, que ocorreu há cerca de um mês.

Postagem no Instagram recebe muitos comentários

Em menos de 24 horas, a postagem no Instagram já tinha recebido 1.938 comentários, a maioria com queixas sobre o atraso no pagamento do trabalho e conflito nos valores de remuneração por questionário. A insatisfação gerou mobilização de recenseadores por uma greve nacional até que os pagamentos atrasados sejam colocados em dia. No entanto, os trabalhadores também reivindicam, entre outras pautas, uma maior transparência no cálculo da remuneração por produtividade e maior publicidade e parceria do instituto com governos locais para que os trabalhadores tenham menos dificuldade de serem recebidos pela população em suas casas.

No Instagram, ao menos dois perfis públicos que abordam pautas relacionadas ao Censo, de interesse dos recenseadores, chamavam os seguidores (cerca de 8 mil pessoas até esta quarta-feira, 24) para a mobilização de greve a partir de 1º de setembro.

"A verba prevista, aprovada e garantida no Orçamento da União está disponível. Não é um problema de caixa, é um problema operacional, que exige mudanças e simplificações nos processos, que serão divulgadas em breve", garantiu o órgão estatístico.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL