MENU

BUSCA

Receita Federal alerta sobre falsa comunicação dirigida a contribuintes

Na véspera do fim do prazo para a Declaração do Imposto de Renda, golpistas tem enviado "intimações" em nome da RF.

Enize Vidigal

Amanhã, dia 31 de maio, é o prazo final para os contribuintes cumprirem a obrigatoriedade de declarar o Imposto de Renda à Receita Federal. Nesta terça-feira, 30, mais de 90% dos contribuintes já efetuaram a entrega da declaração. No entanto, algumas pessoas estão recebendo pelos correios uma falsa "intimação para regularização de dados cadastrais". A Receita Federal da 2a Região alerta que o documento é falso.

"A Receita Federal, neste momento (de entrega das declarações), não faz nenhum envio de documento ou mensagem direta para o contribuinte. Quem tem que fazer tudo agora é o contribuinte, ele faz a declaração, acompanha e consulta o site", informa o auditor fiscal da RF, Sérgio Luís Pinto. 

"A Receita não manda e-mail, mensagens em redes sociais e nem correspondência pelo Correio, não faz nenhum contato com o contribuinte no prazo de entrega da declaração. Se o contribuinte receber algum comunicado, pode ser uma tentativa de golpe. A Receita não envia link. Não existe contato da Receita para o contribuinte retificar declaração", reforçou.

VEJA MAIS

Golpe promete antecipar restituição do Imposto de Renda, alerta Receita Federal
A Receita Federal comunicou, nesta sexta-feira (19), por meio de nota, um alerta para os sites que falam em "vantagens incríveis" ao contribuinte

Mais de 90 mil paraenses deixaram declaração de imposto de renda para a última hora
De acordo com a Receita Federal, até as 16h de ontem (29), 86% dos contribuintes enviaram seus dados

Novo golpe do Pix tem atuação cheia de detalhes por parte dos bandidos
Golpistas usam informações sigilosas de clientes de bancos

A única possibilidade da RF fazer contato é se for detecado problema na declaração do IR de anos anteriores . Nesse caso, a intimação vai chegar na casa do contribuinte pelos Correios.

Golpe

O comunicado falso que chegou ao conhecimento da Receita Federal avisa à vítima que o órgão detectou "inconsistência" no Cadastro de Pessoa Física (CPF) referente a dados bancários informados anteriormente e, por isso, a declaração caiu na "malha fina". Para resolver, "evitando multas e problemas" o destinatário é orientado a acessar um link suspeito no intuito de regularizar a situação cadastral.

Brasil