CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Receita Federal alerta sobre falsa comunicação dirigida a contribuintes

Na véspera do fim do prazo para a Declaração do Imposto de Renda, golpistas tem enviado "intimações" em nome da RF.

Enize Vidigal
fonte

Amanhã, dia 31 de maio, é o prazo final para os contribuintes cumprirem a obrigatoriedade de declarar o Imposto de Renda à Receita Federal. Nesta terça-feira, 30, mais de 90% dos contribuintes já efetuaram a entrega da declaração. No entanto, algumas pessoas estão recebendo pelos correios uma falsa "intimação para regularização de dados cadastrais". A Receita Federal da 2a Região alerta que o documento é falso.

"A Receita Federal, neste momento (de entrega das declarações), não faz nenhum envio de documento ou mensagem direta para o contribuinte. Quem tem que fazer tudo agora é o contribuinte, ele faz a declaração, acompanha e consulta o site", informa o auditor fiscal da RF, Sérgio Luís Pinto. 

"A Receita não manda e-mail, mensagens em redes sociais e nem correspondência pelo Correio, não faz nenhum contato com o contribuinte no prazo de entrega da declaração. Se o contribuinte receber algum comunicado, pode ser uma tentativa de golpe. A Receita não envia link. Não existe contato da Receita para o contribuinte retificar declaração", reforçou.

VEJA MAIS

image Golpe promete antecipar restituição do Imposto de Renda, alerta Receita Federal
A Receita Federal comunicou, nesta sexta-feira (19), por meio de nota, um alerta para os sites que falam em "vantagens incríveis" ao contribuinte

image Mais de 90 mil paraenses deixaram declaração de imposto de renda para a última hora
De acordo com a Receita Federal, até as 16h de ontem (29), 86% dos contribuintes enviaram seus dados

image Novo golpe do Pix tem atuação cheia de detalhes por parte dos bandidos
Golpistas usam informações sigilosas de clientes de bancos

A única possibilidade da RF fazer contato é se for detecado problema na declaração do IR de anos anteriores . Nesse caso, a intimação vai chegar na casa do contribuinte pelos Correios.

Golpe

O comunicado falso que chegou ao conhecimento da Receita Federal avisa à vítima que o órgão detectou "inconsistência" no Cadastro de Pessoa Física (CPF) referente a dados bancários informados anteriormente e, por isso, a declaração caiu na "malha fina". Para resolver, "evitando multas e problemas" o destinatário é orientado a acessar um link suspeito no intuito de regularizar a situação cadastral.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL