#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Propósitos com Santo Antônio vão muito além do matrimônio

Festividade em honra ao santo encerra nesta quinta com a Procissão dos Lírios Brancos e Velas

Redação Integrada

Nesta quinta-feira (13) os católicos do Brasil comemoram o Dia de Santo Antônio que, coincidentemente, se sucede ao Dia dos Namorados, 12 de junho. Mas, se engana quem acha que Santo Antônio é meramente o guardião dos casamentos e das pessoas apaixonadas. Suas atribuições vão bem além de unir casais em matrimônio. Antônio é também o santo das coisas perdidas, dos pobres e dos milagres.

Em Belém, a celebração de Santo Antônio acontece em quatro paróquias: Santo Antônio de Lisboa (Batista Campos), Santo Antônio de Pádua (Coqueiro), Santo Antônio do Tucunduba (Guamá) e São Francisco de Assis - Capuchinhos (São Brás).

Somente na Igreja dos Capuchinhos são celebrados, em média, 12 casamentos por mês, número que aumenta no tempo da festividade em homenagem ao santo. Após 13 dias de atividades, a programação termina nesta quinta (13), dia em que, acredita-se, Santo Antônio teria nascido.

Júnior Uchôa, 43 anos, é devoto de Santo Antônio há cinco anos e seus pedidos não estão relacionados ao casamento, mas à saúde e ao emprego. "Diante do pedido que fiz a ele, para recuperar minhae saúde, passei a frequentar as missas e faço as trezenas. Já pedi também emprego e estabilidade financeira. De lá pra cá, tudo melhorou. Problemas todos nós temos, mas com fé vamos conseguindo passar por cima de tudo",conta.

Ele ressalta que o santo de sua devoção, apesar da alcunha, não se limita só a atuar no âmbito dos matrimônios. "Ele nos concede diversas graças, é nosso intercessor direto junto a Deus e Jesus. Ele está dentro de mim, é uma fé, algo que sinto, é uma força muito expressiva", relata o gerente, que na manhã desta quarta (12) fez questão de acompanhar a missa que celebra a obra e graça de Santo Antônio. 

Outra devota do santo é Fausta Mescouto, 62 anos, que pediu a intercessão de Antônio para a que a sua união com o esposo, e também da nora com o filho, que nasceu perto do dia do santo, se prolonguem por muitos anos. "Sou devota há muitos anos e venho na igreja uma vez ao mês. Como já sou casada e meu filho também, peço proteção para nossos casamentos. Meu filho nasceu dia 11 de junho e sempre peço proteção para ele, assim como  pela manutenção de bom casamento para ele, que hoje está na segunda relaçãoo", diz Fausta, que é moradora do bairro da Cremação e vai à igreja dos Capuchinhos, em São Brás, há 10 anos. 

Segundo o frei João Carlos Messias, guardião da Igreja dos Capuchinhos, em São Brás, o santo teve diversas pregações com destaque para o sermão dos peixes e realizou também milagres. "Quando ele começou a pregar esse sermão ninguém quis ouvir. Ele saiu então pregando na praia e os peixes saíram pulando atrás ouvindo a palavra de Deus. Um dos milagres foi de uma mãe que perdeu um filho que morreu afogado. Santo Antônio ao ver aquilo rogou a Deus para devolver a vida daquela criança.

Foram diversas graças e milagres realizados por Deus com a intercessão do santo. Assim, tornou-se muito popular na Europa e no Brasil, e a festividade do santo é comemorada no mundo inteiro e no País é celebrada desde o período colonial", relata Messias.

Mas a principal atribuição dada ao santo é o dom de unir as pessoas em casamento. "Há muitas histórias de pessoas que evocavam o auxílio do santo em relação a isso devido suas pregações aos jovens, que sentindo aquele ardor e iam se apaixonando.

Há relatos de que, na Idade Média, muitas moças que iam escutar os sermões de Santo Antônio e, saindo dali, iam se encontrar com os rapazes solteiros na praça. Elas pediam suas bênçãos e diziam ter sido agraciadas pelas palavras dele.

Uma historia curiosa dá conta de que uma senhora que teria arremessado uma imagem do santo na cabeça de um jovem. Mas, enquanto cuidava dele, acabou por se apaixonar e acabou casando. Mas, eu creio muito mais no poder das palavras sábias de pregação do Evangelho e nas boas novas que ele levava aos jovens. Tanto é que uma vez presenciou-se que o menino Jesus apareceu nos braços de Santo Antônio, pelo amor e carinho que ele tinha pela palavra de Deus e por Jesus".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL