CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prévia do Censo calcula população de 8,4 milhões de habitantes no Pará

Dados foram entregues hoje ao TCU para cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

Emilly Melo
fonte

O Pará chegou a 8.442.962 de habitantes este ano, segundo a prévia da população dos municípios, divulgados hoje (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro, e mostram que o Brasil tem 207.750.291 habitantes. 

VEJA MAIS

image Censo 2022: recusar responder ao IBGE pode gerar multa de R$ 12 mil
É uma obrigação legal, conforme apontado pela Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, fazer parte da pesquisa

image Recenseadores do IBGE encontram dificuldades para coleta de dados em Rondon do Pará
Medo dos moradores de assaltos e golpes tem atrapalhado o trabalho de campo

Ainda em relação ao Pará, a prévia do Censo informa que 84,10% dos setores censitários distribuídos pelo território paraense já estão concluídos e que 82% da população estimada de 2021 já foi recenseada.

Censo no Brasil

O resultado preliminar mostra que o Sudeste tem 87.348.223 de habitantes; o Nordeste, 55.389.382; o Sul, 30.685.598; o Norte, 17.834.762, e o Centro-Oeste, 16.492.326.

O IBGE informou que a divulgação tem o objetivo de cumprir a lei que determina ao instituto fornecer o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU), todos os anos. 

Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.

"Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis", disse o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

O IBGE informou que estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. Após análises, a equipe do instituto concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do Censo 2022 nas cidades onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios.

"A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país", afirmou o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte.

As informações divulgadas foram entregues nesta quarta-feira ao TCU para fins de cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes. A tabela com a prévia da população para cada município será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Até o dia 25 de dezembro deste ano, 83,9% da população já havia sido recenseada, somando 87,7 milhões de domicílios particulares e mais de 178 milhões de pessoas. O Censo 2022 está em campo realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL