CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prefeitura do Rio de Janeiro vai flexibilizar a obrigatoriedade do uso de máscaras

A nova norma foi anunciada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na segunda-feira (4)

O Liberal

Na segunda-feira (4), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou o início da flexibilização da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos. As novas normas integram a segunda etapa da reabertura da capital após o período pandêmico e devem entrar em vigor a partir do dia 15. As informações são do Extra.

O plano, que possui três fases, avança de acordo com a vacinação da população carioca. A primeira fase iniciou no dia 21, quando cerca da metade dos habitantes do Rio tomou as duas doses dos imunizantes ou a primeira dose. A segunda etapa inicia quando o índice chegar aos  65%, atualmente ele está em 56,5%. Com a flexibilização, a população não será mais obrigada a usar máscaras em locais abertos e sem aglomeração. Já na terceira fase, o uso só será obrigatório em unidades de saúde e no transporte público. Confira o anúncio do prefeito:

A segunda etapa também conta com a permissão para realizar eventos em locais abertos com até 1.000 pessoas (uso de máscara obrigatório) e abertura de casas de shows e festa em locais fechados (com 50% da capacidade e somente para pessoas com o esquema vacinal completo). A última etapa, prevista para o dia 15 de novembro, vai garantir a livre circulação sem distanciamento e restrição.

A pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolm, declarou que ao ser ver, seria mais educativo incentivar o uso da máscara do que flexibiliza-la, já que 65% de cobertura vacinal não é uma taxa de conforto para dispensar o item. "É assumir um risco. É tomar uma medida que, a meu ver, não é fundamental. Fundamental agora é garantir o máximo possível de cobertura vacinal da população, alcançar uma taxa de relativo conforto sanitário, que seria de 80% da população (com imunização completa), afirmou".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL