Prefeito morre de covid-19 um dia após ser eleito; vice deve assumir

O estado de saúde do político piorou no final de semana

Redação Integrada com informações de UOL

Um dia após vencer as eleições municipais, Didi Filgueira (PTB), eleito prefeito de Itaguaru, interior de Goiás, morreu em decorrência de complicações da covid-19. O político, de 60 anos, estava internado desde outubro e teve uma piora no estado de saúde no final de semana. Didi não chegou a saber que havia vencido a disputa eleitoral.

De acordo com a família do político, ele foi internado em um hospital da capital, Goiânia, no dia 1º de outubro, quando apresentou os primeiros sintomas da doença. Na semana seguinte, foi transferido para a UTI e precisou ser intubado.

Em 30 de outubro, Didi teve uma melhora, mas, no último fim de semana, o estado de saúde dele piorou novamente.

Em um vídeo publicado na segunda-feira (16) pela manhã, a esposa dele, Darcimeire Fernandes, e dois filhos do casal relataram que foram até o hospital dar a notícia da vitória nas eleições, quando souberam.

"Viemos fazer uma visita ao Didi para dar a notícia sobre a vitória. Os médicos nos informaram que no sábado e no domingo Didi teve uma pequena piora, e essa piora persistiu. Então quero pedir a todos vocês: vamos orar pela saúde dele para que juntos possamos tê-lo perto de nós. Para que possamos comemorar a nossa vitória", diz ela no vídeo.

Poucas horas após a publicação, o prefeito eleito não resistiu e morreu. Como a morte de Didi foi devido ao novo coronavírus, não haverá velório.

Para se despedir do político, um cortejo percorreu as ruas da cidade, de pouco mais de 5 mil habitantes, no início da tarde desta terça-feira (7).

Eleito

Didi foi eleito com 2.368 votos (53,90% do total). De acordo com jurisprudência de casos semelhantes julgados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na hipótese de falecimento do candidato a prefeito após a data da eleição e em caso de único turno, o candidato a vice-prefeito deve assumir o cargo.

O vice de Didi é Fernando Araújo (PDT), que deverá assumir como prefeito de Itaguaru em janeiro de 2021.

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL