PF vai investigar atuação interestadual de grupos neonazistas após ataques em escolas
Flávio Dino informou ainda que, nesta quinta-feira, o Ministério da Justiça irá se reunir com as delegacias estaduais de investigação e repressão a crimes cibernéticos

Após mais um ataque a uma unidade de ensino - dessa vez uma creche em Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças, nesta quarta-feira (5) - , o Ministério da Justiça e Segurança Público determinou a instauração de inquérito pela Polícia Federal (PF) para investigar a atuação interestadual de organismos nazistas. Além disso, o órgão, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), terá reunião com as delegacias estaduais de investigação e repressão a crimes cibernéticos para debater uma operação integrada em todos os Estados sobre violência em escolas e universidades.
VEJA MAIS
As informações foram divulgadas pelo ministro Flávio Dino em suas redes sociais. "O acervo de causas que leva à ampliação de tragédias está bem visível: proliferação de ódio na sociedade, inclusive por uma internet desregulada e com empresas irresponsáveis; incentivos ao armamentismo e à ideologia da morte; agrupamentos nazistas e neonazistas", escreveu Dino.
De acordo com o ministro, há indícios de atuação interestadual de organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil. A Lei nº 7.716/89 prevê punição para os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Nesta quarta-feeira, o governo se comprometeu com ações de promoção à cultura de paz e não violência na sociedade e instituiu Grupo de Trabalho Interministerial para propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. Também foi anunciada a liberação de R$ 150 milhões para ampliar as patrulhas escolares em todo o país.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA