Pará tem 17 casos confirmados de sarampo
Balanço do Ministério da Saúde aponta 2.425 casos no país

Balanço epidemiológico divulgado ontem pelo Ministério da Saúde aponta que, até o dia 22 de outubro, foram confirmados 2.425 casos de sarampo no País. Ainda de acordo com a atualização, dois Estados nortistas vivem surtos da doença: o Amazonas, com 2.000 casos confirmados e 7.606 em investigação, e Roraima, com o registro de 332 casos da doença, sendo que 68 continuam em investigação. Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, País que enfrenta um surto da doença desde 2017.
O Pará surge com 17 casos confirmados, também relacionados à importação da doença. Outros situações isoladas foram identificadas nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (36); Rondônia (2), Pernambuco (4), Sergipe (4) e Distrito Federal (1). O boletim diz ainda que o ministério permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados. "Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados", diz o comunicado.
Até o momento, no Brasil, foram confirmados 10 óbitos por sarampo, sendo 4 óbitos no Estado de Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro), 4 óbitos no Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 do município de Manaus e 2 do município de Autazes) e 2 no Pará (indígena venezuelano).
Campanha
O Ministério da Saúde, de janeiro a outubro de 2018, encaminhou aos Estados de Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe e Distrito Federal o quantitativo de 13,2 milhões de doses da vacina tríplice viral, para atender a demanda dos serviços de rotina e a realização de ações de bloqueio, intensificação e campanha de vacinação para prevenção de novos casos de sarampo. Segundo a Pasta, 531.384 foram encaminhadas para o Pará.
Em relação à Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, todos os estados que apresentam casos confirmados de sarampo alcançaram a meta mínima de 95% de cobertura vacinal, com exceção do Distrito Federal. O balanço mostra que a Campanha Nacional de Vacinação, encerrada na primeira quinzena do mês passado, registrou uma cobertura vacinal de 95,4% para a pólio e de 95,3% para sarampo. Mais de 4,4 mil municípios cumpriram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, foram aplicadas no país 21,4 milhões de doses das vacinas (10,7 milhões de cada). Quinze estados atingiram a meta para as duas vacinas. Outros dois, São Paulo e Tocantins, conseguiram o índice na vacinação de pólio.
No Pará, Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) anunciou que vacinação atingiu 95,26% de cobertura para a poliomielite e 95,66% para o sarampo. Belém também conseguiu superar essa meta, no inicio desse mês, com 99% de cobertura atingida para a poliomielite e 99% para o sarampo.
Leia mais:
Chikungunya já tem mais casos que dengue
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA