CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará tem 17 casos confirmados de sarampo

Balanço do Ministério da Saúde aponta 2.425 casos no país

Thiago Vilarins
fonte

Balanço epidemiológico divulgado ontem pelo Ministério da Saúde aponta que, até o dia 22 de outubro, foram confirmados 2.425 casos de sarampo no País.  Ainda de acordo com a atualização, dois Estados nortistas vivem surtos da doença: o Amazonas, com 2.000 casos confirmados e 7.606 em investigação, e Roraima, com o registro de 332 casos da doença, sendo que 68 continuam em investigação. Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, País que enfrenta um surto da doença desde 2017. 

O Pará surge com 17 casos confirmados, também relacionados à importação da doença. Outros situações isoladas foram identificadas nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (36); Rondônia (2), Pernambuco (4), Sergipe (4) e Distrito Federal (1). O boletim diz ainda que o ministério permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados. "Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados", diz o comunicado.

Até o momento, no Brasil, foram confirmados 10 óbitos por sarampo, sendo 4 óbitos no Estado de Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro), 4 óbitos no Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 do município de Manaus e 2 do município de Autazes) e 2 no Pará (indígena venezuelano).

Campanha

O Ministério da Saúde, de janeiro a outubro de 2018, encaminhou aos Estados de Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe e Distrito Federal o quantitativo de 13,2 milhões de doses da vacina tríplice viral, para atender a demanda dos serviços de rotina e a realização de ações de bloqueio, intensificação e campanha de vacinação para prevenção de novos casos de sarampo. Segundo a Pasta, 531.384 foram encaminhadas para o Pará.

Em relação à Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, todos os estados que apresentam casos confirmados de sarampo alcançaram a meta mínima de 95% de cobertura vacinal, com exceção do Distrito Federal. O balanço mostra que a Campanha Nacional de Vacinação, encerrada na primeira quinzena do mês passado, registrou uma cobertura vacinal de 95,4% para a pólio e de 95,3% para sarampo. Mais de 4,4 mil municípios cumpriram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, foram aplicadas no país 21,4 milhões de doses das vacinas (10,7 milhões de cada). Quinze estados atingiram a meta para as duas vacinas. Outros dois, São Paulo e Tocantins, conseguiram o índice na vacinação de pólio.

No Pará, Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) anunciou que vacinação atingiu 95,26% de cobertura para a poliomielite e 95,66% para o sarampo. Belém também conseguiu superar essa meta, no inicio desse mês, com 99% de cobertura atingida para a poliomielite e 99% para o sarampo.

Leia mais:

Chikungunya já tem mais casos que dengue


Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL