CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Paciente toca violão durante cirurgia de retirada de tumor no cérebro; vídeo

O procedimento médico durou aproximadamente quatro horas. O produtor musical Maurício Alkinder Stemberg, de 55 anos, tinha um tumor no cérebro

Rayanne Bulhões

Viralizou nas redes sociais um vídeo de um paciente onde aparece tocando violão, enquando passava por uma cirurgia no cérebro. O caso inusitado aconteceu no Hospital Cajuru, em Curitiba. O procedimento médico durou aproximadamente quatro horas. O produtor musical Maurício Alkinder Stemberg, de 55 anos, tinha um tumor no cérebro.

O médico neurocirurgião à frente da operação, Dr. Carlos Alberto Mattozo, detalhou que essa técnica é empregada especificamente em pacientes que apresentam distúrbios relacionados à linguagem e afetam áreas específicas do cérebro. A abordagem é manter o paciente consciente durante o procedimento permite a condução de testes neurológicos contínuos, visando identificar possíveis alterações ou lesões neurológicas em tempo real.

"O procedimento de manter o paciente acordado durante a cirurgia é uma prática que visa a realização de testes neurológicos para monitorar possíveis alterações ou lesões enquanto a intervenção acontece", detalhou o Dr. Mattozo.

O paciente chegou a pensae e expressar preocupação se as habilidades musicais iriam ser afetadas com a cirurgia cerebral. Entretanto, o otimismo valerá na recuperação: "Estou extremamente feliz com os planos futuros. Terei minha capacidade preservada, sem sequelas. É uma bênção. As mãos do doutor foram abençoadas por Deus", afirmou. Assista ao vídeo: 

VEJA MAIS

 

image Morre Tom Parker, da banda The Wanted, após luta contra tumor no cérebro
Cantor anunciou a doença em 2020 e chegou a apresentar melhora; esposa confirmou falecimento

image Justiça obriga fornecimento de leito de UTI para paciente idoso com câncer
Ele tem 66 anos e luta contra um tumor no cérebro em hospital de Marabá

A operação foi considerada complexa. Funciona assim: o paciente é inicialmente sedado. Depois a equipe médica faz uma varredura cerebal para localizar o ponto exato do tumor. A incisão é feita e, em seguida, é realizada a abertura do crânio.

Posteriormente, a sedação é reduzida, permitindo que o paciente recupere a consciência progressivamente. Nesse estágio, o paciente é capaz de interagir com o médico, responder a perguntas e seguir comandos. Normalmente, durante esse procedimento, os pacientes conseguem movimentar membros e, por vezes, até conversar com o cirurgião.

Sobre o diagnóstico médico

O diagnóstico de Maurício aconteceu em julho, aproximadamente três semanas antes do procedimento cirúrgico. Ele inicialmente enfrentou episódios de convulsões, seguidos por desmaios. O paciente descreveu o impacto desses sintomas e o momento em que percebeu a gravidade do problema: "As primeiras convulsões me alertaram de algo errado, então eu me sentava. Porém, a terceira foi muito intensa, e desmaiei de uma maneira totalmente diferente das anteriores", recordou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL