Nomeados no CPNU farão admissão de forma 100% digital

Etapas como envio de documentos e assinatura do termo de posse serão realizadas pela plataforma SOUGOV.BR

Iury Costa
fonte

Os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) vão passar por um processo de admissão totalmente digital. Desde a convocação até a assinatura do termo de posse, todas as etapas serão feitas por meio da plataforma SouGov.br, voltada para a gestão de pessoas no serviço público federal.

A medida foi implementada pelo Governo Federal por meio de parceria entre o Serpro e a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGP/MGI). O objetivo é simplificar e agilizar o ingresso de novos servidores no Executivo Federal civil.

A convocação dos nomeados será feita por e-mail, utilizando o endereço informado no momento da inscrição no concurso. O candidato receberá orientações para iniciar o processo na plataforma.

VEJA MAIS

image Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas
Alerta foi feito nas redes sociais da pasta

image Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
No total, número de candidatos reintegrados chega a 32.260

Acesso e cadastro

 Para dar início, é necessário acessar o site www.gov.br/sougov ou baixar o aplicativo SouGov.br, disponível na Google Play e na App Store. Após o login, o candidato deve preencher os dados cadastrais, enviar os documentos exigidos e preencher o Perfil Profissional.

Os dados serão analisados por um gestor responsável, que poderá solicitar ajustes, se necessário. Após aprovação, o termo de posse será disponibilizado para assinatura digital dentro da própria plataforma, com autenticação garantida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Com a finalização do processo, as informações serão integradas aos sistemas oficiais de gestão de pessoal, e os documentos ficarão disponíveis no Assentamento Funcional Digital (AFD).

Prazos

 Após a nomeação, o servidor tem até 30 dias para tomar posse. O prazo para se apresentar ao órgão e iniciar o exercício é de até 15 dias após a assinatura do termo de posse.

O Governo alerta para a possibilidade de tentativas de golpe e orienta que todo o processo seja feito exclusivamente pelo SouGov.br ou, se necessário, junto à unidade de gestão de pessoas do órgão de origem.

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Emilly Melo, repórter do Núcleo de Política e Economia)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL