Mulher dá à luz assim que avião decola
Mulher com 36 semanas de gestação e só um centímetro de dilatação se deslocava para maternidade

João Lucas veio ao mundo em pleno ar. A mãe, Nérya Oliveira, de 23 anos, saía de Feijó para Cruzeiro do Sul, no Acre, no domingo, 4, em uma aeronave, para fazer o parto em um lugar com mais estrutura, mas o menino contrariou a dilatação de um centímetro e forçou o nascimento.
Cleiton Costa, gerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cruzeiro do Sul, explicou que a paciente estava com 36 semanas de gestação, sentia contrações, mas estava apenas com um centímetro de dilatação.
Por esse motivo, Nérya foi levada pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para Cruzeiro do Sul, para ser atendida na maternidade.
Mas, 15 minutos após a decolagem, ela entrou em trabalho de parto.
“Ela estava com dor, mas não dilatava. Então, o médico resolveu mandá-la para Cruzeiro do Sul, já que em Feijó não tem obstetra. Esse voo é de cerca de 35 minutos, e ela deu à luz 20 minutos antes de pousar. O bebê nasceu bem, o piloto já informou à torre, que acionou o Samu e uma equipe completa com médico já ficou esperando por eles lá no aeroporto e deu toda assistência. Tanto a criança como a mãe passam bem e foram levados para a maternidade”, disse o gerente.
A acompanhante da paciente, a costureira Irismar Silva de Oliveira, de 35 anos, que é tia de Nérya, disse que tudo foi muito rápido.
“Veio a primeira vez [a dor] e ela disse: ‘tia, eu não aguento. O neném vai nascer’. Na terceira vez ela disse que ele já estava nascendo. Quando eu corri para pegar o bebê, ele já caiu no chão. Como eu estava usando o cinto de segurança, não consegui ir para frente rápido, aí tive que tirar o cinto, peguei ele e coloquei em cima dela. Acho que fiquei mais nervosa do que ela. Eu gelei na hora, sem saber o que fazer”, contou a tia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA