Ministério das Mulheres e Uber firmam parceria para combater violência contra as mulheres

O foco da parceria é promover o Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher - que funciona como canal de informação e denúncia para casos de violência contra as mulheres

O Liberal

O Ministério das Mulheres e a Uber fecharam uma parceria para o enfrentamento à violência contra as mulheres no país, por meio de uma campanha de divulgação da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. Ao longo de março, mês que marca o Dia Internacional das Mulheres, usuários e motoristas parceiros da empresa de transportes vão receber comunicações regulares sobre o serviço e suas funcionalidades.

VEJA MAIS 

image Pará registra mais de 2 mil denúncias ao 180, Central de Atendimento à Mulher, em 2023
A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 - é um serviço público e gratuito do governo federal que orienta sobre os direitos das mulheres e sobre os serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência em todo o Brasil, além de analisar e encaminhar denúncias para os órgãos competentes

No ano passado, 568,6 mil chamadas foram feitas ao Ligue 180, equivalente a 1.558 ligações diárias. Desse total, o Pará contabilizou 2.034 denúncias. A maior procura foi proveniente da Região Sudeste, com 288 mil ligações, seguida da Região Nordeste, com quase 137 mil ligações. Já as regiões Norte e Centro-Oeste totalizaram pouco mais de 40 mil chamadas e a Região Sul, 57 mil. Somente em janeiro deste ano, foram feitos 48.560 atendimentos telefônicos.  

"Temos trabalhado com prioridade na reestruturação e melhorias do Ligue 180, e isso envolve uma divulgação constante da Central com campanhas de utilidade pública e em espaços diversos por meio de parceiros, como a Uber. É importante que as mulheres em situação de violência e todas as pessoas que possam ajudá-las saibam que podem recorrer ao canal para pedir ajuda, informações, orientações e também fazer denúncias", afirmou a Coordenadora-Geral do Ligue 180, Ellen Costa.

"Para a Uber faz todo sentido unir esforços em torno de iniciativas como essa que buscam fomentar uma cultura de segurança e respeito em nossa sociedade. O combate à violência contra a mulher é uma agenda prioritária para nós e estamos sempre em diálogo com especialistas, organizações do terceiro setor e autoridades para construir um futuro mais seguro para as mulheres brasileiras" comentou Gabriela Silveira, gerente de Políticas Públicas da Uber.

image Casos de violência doméstica aumentam 8,1% de 2022 para 2023 no Pará, diz Segup
Em janeiro de 2024, foram 795 ocorrências, contra 862 em janeiro de 2023, correspondendo à queda de 7,77%

Painel do Ligue 180 

Lançado em fevereiro, o Painel Ligue 180 é uma ferramenta interativa que facilita o acesso da população e de gestores e gestoras às informações sobre a Rede de Atendimento às Mulheres. No Painel, é possível encontrar mais de 2,5 mil pontos de atenção às mulheres espalhados por todo o país. São Delegacias Especializadas e Núcleos ou Postos de Atendimento à Mulher em Delegacias Gerais; Núcleos da Mulher nas Defensorias Públicas (NUDEM); Promotorias Especializadas e Núcleos de Gênero nos Ministérios Públicos; Juizados e Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Centros de Referência e de Atendimento à Mulher (CRAMs, CEAMs etc.); Casas Abrigo, Casas de Acolhimento Provisório e Casas-de-Passagem; Serviços de Saúde a Pessoas em situação de violência sexual; Casa da Mulher Brasileira; e Patrulhas Maria da Penha. A ferramenta lançada pelo Ministério das Mulheres está disponível no seguinte link: gov.br/mulheres/ligue180.

image No Pará, 74% das mulheres dizem não conhecer bem a Lei Maria da Penha, aponta estudo do Senado
Pesquisa levantou que apenas 2 em 10 mulheres se sentem bem informadas em relação a essa Lei

Ligue 180 

A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 é um serviço público e gratuito do governo federal que orienta sobre os direitos das mulheres e sobre os serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência em todo o Brasil, além de analisar e encaminhar denúncias para os órgãos competentes. Funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Disponível também no WhatsApp: (61) 9610-0180.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL