Ministério de Sergio Moro terá poderes ampliados

Órgãos como a Polícia Federal, Força Nacional e até a Funai estarão vinculados a nova pasta

Redação Portal ORM
fonte

O juiz Sérgio Moro, que vai assumir um novo Ministério da Justiça, terá poderes ampliados com a fusão com o atual Ministério da Segurança Pública, criado no governo Temer. A ideia é estruturar um ministério que atue, sobretudo, no combate ao crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro. Sérgio Moro terá carta branca para montar a equipe e definir a estratégia.

Órgãos como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, que controla a Força Nacional, o Departamento Penitenciário, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, a Secretaria Nacional de Justiça, que cuida de refugiados e recuperação de dinheiro desviado para o exterior, e a Comissão de Anistia, que trata dos casos de violação de direitos humanos na Ditadura Militar, que atuam no combate ao crime, ficarão sob a responsabilidade direta de Sergio Moro.

Funai e o Cade, que trata da defesa da concorrência, também estão vinculadas ao Ministério da Justiça. O novo ministério deve absorver ainda o Coaf, que combate lavagem de dinheiro e hoje é vinculado ao Ministério da Fazenda, e a Controladoria Geral da União.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL