CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Militares do Exército são afastados após espalharem fake news em Canoas (RS); entenda

Um alerta foi emitido pelos militares, informando que uma represa havia rompido na Região Metropolitana de Porto Alegre, o que motivou a evacuação de um bairro da cidade

Pedro Garcia

Os militares envolvidos em uma fake news que circulou na noite do último domingo (26), em Canoas, foram afastados de suas funções pelo Exército. Um alerta foi emitido pelos militares informando que uma represa havia rompido na Região Metropolitana de Porto Alegre, o que motivou a evacuação do bairro Mathias Velho.

Ao longo da noite do domingo, moradores do bairro foram orientados pelos militares a evacuarem suas casas, pois, segundo eles, uma represa teria rompido, o que ocasionaria em um novo alagamento, já que a região foi uma das mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Contudo, a informação era falsa. 

VEJA MAIS

image Número de mortos no Rio Grande do Sul por conta de enchentes chega a 169
Além dos óbitos, 806 pessoas ficaram feridas ao longo do mês

image Governo quer usar R$ 1,2 bilhão da Itaipu para abater contas de luz de vítimas no RS
O diretor-geral brasileiro da hidrelétrica anunciou que os recursos da hidrelétrica para auxiliar o Rio Grande do Sul "já estão em andamento com o presidente Lula".

Em nota, o Exército se manifestou e tentou explicar o que teria motivado os militares a espalharem o alerta. Segundo eles, houve um grave erro de procedimento e pediram desculpas pelo ocorrido. "Militares que atuavam no Bairro Mathias Velho, souberam, sem confirmação, que um dique havia se rompido e imediatamente passaram a comunicar erradamente aos moradores da necessidade de evacuação das áreas consideradas em risco", disse o Exército em nota. 

Uma investigação foi instaurada para tentarem descobrir de onde surgiu a informação falsa e por qual razão os militares da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada fizeram a divulgação sem que ela fosse checada.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL